O consumo colaborativo, em que as pessoas compartilham seus bens até mesmo com desconhecidos, já se firmou como uma grande tendência. Da troca de roupas e acessórios, a utensílios domésticos, bicicletas até espaços de hospedagem, a cultura do compartilhamento configura-se como a nova economia. Segundo pesquisa realizada pela Nielsen, consultoria especializada em mercado, 68% das pessoas estão dispostas a participar da comunidade de consumo colaborativo. Com base nesta tendência, a Weber Empreendimentos, de Braço do Norte, e o Grupo Koch, de Florianópolis, firmaram parceria para oferecer a possibilidade de compra compartilhada de imóveis na Serra de Santa Catarina e em Florianópolis. “O compartilhamento de propriedades já é antigo, teve inicio na segunda metade da década de 1940, na Europa, mas agora ganhou maior ênfase. O que estamos trazendo de novidade é que o cliente vai ter parte da propriedade do imóvel, e não apenas o direito ao uso”, explica Fernando Weber, diretor da Weber Empreendimentos.
As propriedades que poderão ser adquiridas em cotas estão localizadas no Condomínio Altos da Serra, em Bom Jardim da Serra, e no Hotel Ingleses Acquamar. O pacote inclui cotas nos dois imóveis. O diretor do Grupo Koch, Volnei José Koch, aposta no diferencial do produto. “É uma novidade no mercado de casas fracionadas a possibilidade de compra de cotas na Serra e na praia”, afirma. Ele explica que o pacote com os dois imóveis será dividido em 26 cotas que podem custar a partir de R$ 500 por mês cada, com financiamento em até 10 anos. Cada cota inclui a estadia de duas semanas por ano na casa da Serra e duas semanas no apartamento da praia. Despesas de condomínio e manutenção dos imóveis também são divididas. “Nós percebemos que as pessoas estão cada dia mais criteriosas com seus investimentos, principalmente em lazer. E com isso optando por investimentos pensados na otimização de uso e dinheiro. Ou seja querem investir o valor correspondente ao que realmente estão usando”, afirma Fernando Weber. “O lançamento das casas compartilhadas, assim como um espaço cultural gastronômico (que será lançado no próximo ano), já fazem parte do projeto desde a sua concepção”, completa.
Além de dividir as casas, os clientes que fizerem os primeiros investimentos nesta modalidade de produto terão direito a outro compartilhamento. “Para estes clientes, colocamos à disposição a possibilidade do uso do serviço de helicóptero compartilhado, que já é um grande sucesso”, conta Weber. Ele explica que os dois imóveis estarão inteiramente mobiliados, com equipamentos domésticos, roupas de cama e outros utensílios. “A única preocupação será utilizar o imóvel”, brinca.
De acordo com o diretor do Grupo Koch, Volnei José Koch, o apartamento no Hotel Acquamar Ingleses já está disponível para uso. Ele explica que não serão necessárias reservas para uso. “O cliente irá comprar quatro semanas – duas em cada imóvel – determinadas. Se ele não puder usar neste período, poderá alugar ou trocar com outros sócios”, diz Koch. O plano master prevê a construção de 20 casas no Condomínio Altos da Serra.