De blog a um ecossistema de empresas de viagens

Comemorando 15 anos, o blog catarinense Vida de Turista se tornou um negócio familiar

Em 2007, o mundo dos blogs ainda era um espaço desconhecido de muitos e funcionava mais como um diário. Eram poucos que se aventuravam no ambiente digital e tentavam fazer dele um negócio. Nesta época, Thiago Cesar Busarello não era um escritor e tampouco um viajante. Trabalhava em uma empresa de desenvolvimento de sistemas para agências de viagens e se apaixonou pelo mundo do turismo. Como forma de aprender mais, acabou criando o Vida de Turista para relatar suas primeiras experiências. Quinze anos depois, o blog se tornou um negócio familiar e um ecossistema de empresas parceiras do setor.

“O turismo é algo apaixonante e eu conhecia muito pouco desse universo”, conta Busarello. Os primeiros textos naturalmente acabaram sendo bastante genéricos, sem profundidade. Até que ele começou a relatar as próprias experiências como turista de primeira viagem. “Compartilhei nossa primeira viagem de avião, como tirar o passaporte, como fazer uma viagem internacional, e as pessoas estavam interessadas nisso porque também começavam a ter oportunidade de viajar”, relata. A primeira viagem internacional, em uma press trip para Cancun, já foi feita pela relevância que o Vida de Turista havia ganhado.

Integrante da Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV) e da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV), o Vida de Turista tem hoje 300 mil pageviews, em média, nos períodos de alta temporada. A relevância atraiu a atenção de parceiros e transformou o blog no negócio hoje administrado por Busarello e a esposa. O Vida de Turista é afiliado a vários sites e concentra em suas páginas indicações de vários negócios, como agências de viagem, cias aéreas, hotéis, seguro de viagem, chip internacional, entre outros prestadores de serviços. A monetização vem da indicação destes parceiros, de publieditoriais e dos cliques nas publicidades do site.

Nos seus 15 anos de atividades, foram muitos os aprendizados de Thiago Cesar Busarello, da forma de criar o texto mais cativante ao leitor até a melhor forma de indexação no Google. “Aprendi muito sobre SEO e marketing digital”, comenta. Mas, o principal aprendizado foi focar no próprio blog, mesmo com o fortalecimento das redes sociais. “O blog é o centro do negócio; as redes sociais exigem muita dedicação e distraem a atenção. Os blogs ainda têm muita força e perspectiva de crescimento”, acredita.

Texto: Andressa Fabris

Foto: Divulgação

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