As vendas do segmento de tecnologia de luxo não tem sentido bruscamente os efeitos da crise. É o que aponta a consultoria IDC Brasil, ao avaliar que as vendas de smartphones com preço acima de R$ 3 mil, que representam 5,35%, mais do que triplicaram no primeiro trimestre de 2016 em relação ao mesmo período de 2015, 1,7%. O volume de 232 mil unidades em vendidas em 2015 cresceu 111% para 490 mil em 2016. “As pessoas buscam, além de status, um produto de maior qualidade, melhor manuseio, com mais memória, rapidez e que não trave na execução dos programas”, explica a vendedora da Redcell do Shopping Della, Shaiane Patricio Ongaratto. A vendedora explica que muitas pessoas buscam por marcar específicas e para atender essa demanda a loja também trabalha com aparelhos por encomenda. Outro item apontado como impulsionador das vendas é a facilidade de pagamento com a possibilidade de parcelamento do aparelho.
Segundo Ricardo Marangoni, gerente da Focus Informática, do Shopping Della, os consumidores que buscam esses aparelhos procuram mais por qualidade e alta performance e menos por custo-benefício. Muitas vezes são itens para atender as necessidades profissionais específicas que exigem computadores do segmento premium. “Quem trabalha com processamento de dados, projetos específicos, programas prefere esses aparelhos porque sabem que conseguem atender a essa demanda”, avalia Marangoni.