Cooperativa de crédito atende os municípios entre Imbituba e Passo de Torres
Uma demonstração da força da região se consolida com a marca de R$ 1 bilhão em captação, ultrapassada pela Unicred Sul Catarinense em fevereiro de 2020. O indicador consiste a soma de depósitos (a prazo e à vista), patrimônio líquido, fundos de investimentos investidos pelos 12 mil cooperados divididos nas 12 agências da instituição financeira cooperativa que completou 25 anos em 2019.
O volume de captação está entre os fatores determinantes para a Unicred Sul Catarinense ocupar os primeiros lugares do ranking do Sistema Unicred Brasil há mais de três anos. Além disso, eleva a instituição a figurar entre as 60 maiores no universo das 850 cooperativas de crédito brasileiras, segundo o Portal do Cooperativismo de Crédito, sendo a maior do Sul de Santa Catarina. A quantia materializa a confiança da base de cooperados no trabalho desenvolvido, explica o presidente da Unicred Sul Catarinense, Luiz Vidal Alves de Miranda.
“O mais importante de tudo é que quanto mais fortes sermos, a nossa região será mais beneficiada, já que a riqueza permanece na nossa região. Há muitos anos, nossas linhas de crédito viabilizam sonhos pessoais e também reformas e ampliações de empresas, compras de equipamentos principalmente na área da saúde e outras tantas melhorias que somam ao mercado e beneficiam a comunidade do Sul de Santa Catarina”, aponta Miranda.
O crescimento da Unicred Sul Catarinense endossa uma tendência nacional de mais pessoas se associarem a cooperativas. Conforme o último levantamento da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), o número de associados aumentou em 9,20% no país em 2019 em relação ao ano anterior.
“Entre as principais diferenças na comparação com os grandes bancos, nas cooperativas as pessoas são sócias, têm poder de participação nas decisões em assembleias, conta com taxas melhores nos serviços e ainda pode ter a oportunidade de estar na divisão das sobras todos os anos, crescendo junto à instituição”, observa o diretor executivo da Unicred Sul Catarinense, Marcelo Lima.
No balanço de 2019 a ser apresentado na Assembleia Geral Ordinária (AGO) em 7 de abril, a Unicred Sul Catarinense apresentou um crescimento total de 20%, duas vezes mais que o mercado financeiro do Brasil. Destaque para os indicadores de depósitos totais, patrimônio líquido e operações de crédito. O desempenho da cooperativa proporcionou ainda o montante de R$ 24 milhões de sobras, em grande parte distribuídas entre os cooperados.