Para celebrar o dia do cooperativismo, a Unicred Centro Sul congregou todas as agências das regiões onde atua e promoveu campanhas de doações para ajudar instituições na área da saúde. Cada agência escolheu uma entidade da sua cidade e, ao longo desta semana, as entregas estão sendo efetuadas. A mobilização ocorreu em alusão ao “Dia C”, Dia do Cooperativismo, comemorado no início de julho e se estendeu por mais de 30 dias.
A ação intitulada como “Cooperando com a Saúde Coletiva”, contou com a arrecadação monetária e de alimentos, mobilizando cerca de 300 doadores. Além das doações em produtos (alimentos e itens de necessidade das instituições), a campanha acumulou mais de R$ 39 mil em dinheiro. “O resultado desta campanha demonstra força do cooperativismo e materializa um dos sete princípios cooperativistas, o Interesse pela Comunidade. É a nossa principal ação social do ano e, por conta do nosso DNA estar vinculado à área da saúde, nossas equipes de cada cidade definiram por uma instituição desse segmento e contemplamos entidades de diferentes vocações, o que engrandece ainda mais o trabalho coletivo”, relata o presidente da Unicred Centro Sul, Marcos Aurélio Antunes Machado.
Entre os principais destaques das campanhas realizadas no Sul de Santa Catarina, Oeste do Paraná e Brasília-DF, estão a reforma de um quarto de pediatria no hospital Dom Joaquim, em Sombrio; compra de dois aparelhos para fisioterapia respiratória no Hospital São Camilo de Imbituba; e para a Associação dos Amigos dos Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Araranguá foram destinados materiais e brinquedos pedagógicos para atender 80 crianças.
Além disso, a ação também contou com a arrecadação de material hospitalar; com a pintura da fachada externa da Casa de Repouso Coração de Jesus, em Içara e a entrega de 200 cestas básicas para a AMA de Criciúma. Ao total, a ação contabilizou aproximadamente 2,6 toneladas de alimentos, além de mil itens de higiene e limpeza que serão destinados a Apae, casa de repouso, hospitais entre outras instituições.
Confira a relação de entidades beneficiadas:
AMA – Associação de Pais e Amigos de Autistas – Criciúma
AMA/ ESC – Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do Extremo Sul de Santa Catarina – Araranguá
Apae de Tubarão
Apae de Braço do Norte
Apae de São Ludgero
Casa de repouso Coração de Jesus – Içara
Casa Guido – Criciúma
Centro de Oncologia – Cascavel
Fundação Hospitalar Santa Otília – Orleans
Hospital São Camilo – Imbituba
Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus Passos – Laguna
Hospital Dom Joaquim – Sombrio
Hospital Bom Jesus Toledo – Toledo
Vila do Pequenino Jesus – Brasília