Uso das mídias digitais pode contribuir para o faturamento na crise
As medidas adotadas para a prevenção e combate da pandemia da COVID-19 impactaram principalmente a saúde e economia de todo mundo. Novos modelos de negócios foram criados, diferentes plataformas digitais começaram a ser usadas e as redes sociais se mostraram ainda mais como aliadas das empresas em tempos de isolamento social para garantir a aproximação com os clientes. A presença nas redes sociais também é uma forma de colocar os serviços e produtos à disposição dos consumidores de outras formas, como por exemplo através do serviço de entrega/delivery que também contribui para o faturamento das empresas.
Para a especialista em Marketing, Comunicação e Comportamento de Consumo e sócia da Bossa Experiências Criativas, Lúcia Búrigo, o uso das redes pode também auxiliar no posicionamento e protagonismo das marcas que demonstram empatia e solidariedade se destacando em tempos de crise. “É preciso observar o comportamento das pessoas e atender as necessidades delas nesse momento de forma criativa e autêntica criando relacionamento a partir da conexão com os consumidores”, explica.
Buscar referências e inspirações são diretrizes que podem ajudar a quem está começando a se adaptar com as redes. A clareza no posicionamento desejado pela marca e a identificação da persona que representa o público-alvo da empresa, contribuem para gerar mais assertividade na estratégia a ser adotada. “Ter um acompanhamento profissional é importantíssimo para obter os resultados desejados pelas marcas e para entendimento das métricas geradas ”, reforça Lúcia, mas se não for possível, o importante é ousar e não perder a oportunidade. Afinal, antes feito do que perfeito, conclui.
Texto: Beatriz Formanski
Foto: Divulgação