Diretor executivo da cooperativa de crédito, Marcelo Lima, foi o convidado desta semana do Alfa talk Aprendizados
A relevância do cooperativismo na crise pode ser percebida na procura dos clientes quando o cenário de incertezas bate à porta. Com a pandemia do novo Coronavírus, a humanização do contato com os cooperados unindo proximidade, disponibilidade e agilidade foi um dos principais aprendizados da Unicred Centro Sul, compartilhados nesta terça-feira (8) pelo Diretor executivo da cooperativa de crédito, Marcelo Lima na 3ª edição do Alfa Talk – Aprendizados da pandemia. “Nossa resposta rápida à necessidade dos cooperados se deu porque temos atuação local, conhecemos bem as pessoas que fazem parte da cooperativa e conseguimos entender melhor suas necessidades”, explica Lima.
Ele contou que a Unicred já passava por uma transformação digital quando a pandemia chegou e, mesmo com agências fechadas, conseguiram estar próximos dos clientes. “Nós aprendemos a estar próximos e presentes através dos canais digitais, humanizando o contato e oferecendo soluções inteligentes”, reforça Marcelo. A disponibilidade e a agilidade também se mostraram respostas necessárias neste momento de crise. A cooperativa de crédito já contava com uma central de relacionamento com horário de funcionamento das 7h às 22h e a disponibilidade de atendimento aos cooperados em todos os canais foi importante para oferecer segurança e agilidade.
Dados trazidos na apresentação mostraram que o índice de transações digitais realizadas hoje no país é de 75%, enquanto em 2017 a Unicred já havia chegado a 80%. Com a pandemia, alcançou a marca de 97% das operações realizadas de forma online. “Nós já havíamos mudado o conceito de agência e com a pandemia aproveitamos ainda mais o contexto para transformar 50% dos contratos também para o digital”, conta o executivo.
Outro ponto trazido pelo diretor executivo da Unicred Centro Sul foi a percepção da confiança e credibilidade juntos aos cooperados. “Nós educamos nossos cooperados para a importância de termos processos eficientes e que eles faziam parte desta construção. Agora, com a crise, eles perceberam o resultado disto, pois conseguimos oferecer rapidamente taxas de juros mais baixas e maior oferta de crédito”, destaca Marcelo Lima.
Alfa Talk
O Alfa Talk surgiu como uma forma de promover conversas sobre comunicação em tempos de pandemia. O evento semanal, promovido pela Alfa Comunicação e Conteúdo, já teve 13 episódios na primeira temporada e segue agora com a participação de CEOs e gestores de empresas do sul de Santa Catarina compartilhando cases e conhecimentos adquiridos durante a pandemia.
As duas primeiras edições desta segunda temporada tiveram como convidados o CEO da Farben, Edmilson Zanatta, e a diretora da Carbonífera Catarinense, Astrid Barato. O conteúdo de todas essas conversas pode ser acessado no Youtube e no Portal Engeplus, parceiro do Alfa Talk, e em áudio nos principais aplicativos de podcasts (Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Castbox).