Iniciado em janeiro deste ano, a edição 2023 do Programa Jovem Talento da La Moda reúne 20 estudantes que têm a oportunidade de vivenciar a cultura da empresa e absorver o máximo de conhecimento possível. Atualmente, a La Moda conta com 32 jovens talentos, os quais estão sendo preparados para concorrer às oportunidades de trabalho existentes na empresa. Novas vagas serão disponibilizadas no segundo semestre.
Na La Moda, o Programa foi personalizado de acordo com o propósito, missão, visão e valores, visando garantir o alinhamento dos jovens talentos com a cultura da empresa. Após a triagem inicial, os jovens aptos passam por um processo seletivo que envolve entrevista, testes e dinâmicas. De acordo com a responsável pelo Programa na La Moda, Gislaine Rosa, após a aprovação os jovens são direcionados para formalizar a documentação e assinar o contrato, feito em parceria com o SENAI. “Uma vez na empresa, os jovens passam por um processo de integração. Além disso, eles participam de um cronograma com atividades práticas relacionadas a diversas áreas da empresa, o que lhes permite ter uma visão mais ampla de outros setores”, explica Gislaine. Segundo ela, acompanhar a jornada dos estudantes ajuda no desenvolvimento profissional deles. “Esse acompanhamento e os projetos desenvolvidos dentro do programa nos permite detectar aqueles que se destacam durante a sua jornada de aprendizagem”, destaca.
A jornada consiste no Onboarding (integração) e o Ongoing (acompanhamento). A carga horária semanal de aprendizagem técnica e teórica é de 20 horas. “Possuímos jovens nas áreas administrativa e operacional e o sucesso do Programa depende muito do comprometimento e desenvolvimento de cada um. Todos os jovens, porém, têm a oportunidade de se candidatar em nossas vagas internas e construir sua carreira na La Moda”, destaca.
Experiência única motiva participantes
Estudante do curso superior de Design de Moda no Senai/Unesc, Luana Marangoni Francisco é uma das integrantes do Programa Jovem Talento da La Moda. Aos 18 anos, ela vê a experiência como essencial para confirmar sua vocação para a profissão escolhida. Luana espera poder se desenvolver e aprender o suficiente para poder concorrer, no futuro, a uma vaga de trabalho na área de atuação. “Eu espero continuar minha história aqui, completar minha graduação em Moda e evoluir para atuar na minha área. Enquanto isso, sigo aprendendo no Programa, fiz novos amigos e a cada dia posso vivenciar uma experiência diferente que me deixa ainda mais apaixonada pela profissão”, declara.
Outra participante que deseja desenvolver sua vida profissional e aproveitar as oportunidades é Maria Eduarda Damiani Teixeira, de 17 anos. Ela já concluiu o Ensino Médio e até agora, na La Moda, já passou pelo setor Bag & Shoes, realizando diversas atividades como auxílio administrativo de rotina, organização e cadastro do estoque, entre outras. “Eu espero poder mostrar todo meu potencial e engajamento. Quero também provar para mim mesma que é possível conquistar algo que desejamos muito quando trabalhamos com determinação”, destaca ela que avalia sua evolução como muito positiva.
Sobre o Programa
Para participar do Programa Jovem Talento é preciso ter entre 14 e 24 anos, cursar a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ou já ter concluído o Ensino Médio. A remuneração do aprendiz é calculada com base no salário mínimo-hora da carreira. A duração máxima é de 2 anos com carga horária a ser definida entre empresa e estudante. Todos os direitos trabalhistas estão garantidos ao participante.