Produtividade e competitividade de empresas de confecção serão fortalecidas no Projeto Capacitar

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O mercado de moda exige ousadia, qualidade e criatividade para surpreender os consumidores. Com o objetivo de fortalecer um ciclo de indústria do setor na região, foi dada a largada na tarde desta segunda-feira (15) ao Projeto Capacitar, desenvolvido pelo Sebrae em conjunto com a  La Moda. Ao longo de 2017, um total de 15 facções fornecedoras da indústria sediada em Criciúma terão o acompanhamento para identificar e executar ações com o objetivo de elevar a produtividade e a competitividade da cadeia produtiva.

Cada empresa vai receber consultorias em administração financeira, de indicadores e processos, planejamento estratégico, gestão de pessoas e liderança pelos facilitadores do Sebrae/SC. As 15 facções representam 60% da capacidade produtiva de jeans e malha das marcas Lança Perfume e MyFavoriteThing(s), conta o Gerente de Compras e Operações Externas da La Moda, Cristiano Coral Ghislandi.
“Esses fornecedores transformam nossas ideias em realidade. Todos os serviços de costura, lavanderia e acabamentos da empresa hoje são terceirizados, portanto o alinhamento de expectativas é essencial para que consigamos atender às exigências do mercado”, aponta Cristiano.
O aumento dos níveis de qualidade, competitividade e a margem de lucro serão perseguidos pelas empresas durante os oito meses de projeto. A base das metodologias está no programa de encadeamento produtivo do Sebrae, que ocorre em parceria com empresas âncoras em todo o Brasil, em cadeias como plástico, confecção, metal mecânico, produção agrícola, entre outras ressalta o coordenador regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.
“Há o benefício para todas as partes. As micro e pequenas empresas têm dificuldade em parar para pensar na gestão e entram em uma oportunidade de tornarem seus negócios mais sustentáveis e produtivos, enquanto a La Moda, como indústria de referência, vai passar a contar com produtos alinhados aos seus padrões de exigência, ao encontro do interesse do seu público”, ressalta Gelosa.
A busca por “algo novo” estimula a participação da A&E Confecções, de Cocal do Sul, destaca o proprietário Edson Sorato. A empresa produtora de mostruário de malha possui na La Moda 95% da demanda fabril. “Pretendemos otimizar as operações internas, o relacionamento entre os colaboradores e agregar conhecimentos para atender melhor nosso cliente”, espera o empresário.

Com os subsídios de planejamento fornecidos nas consultorias, a diretora da Sartor Facção Têxtil, Maiara Sartor,  visa alavancar melhorias nos setores administrativos. “É um incentivo para avançarmos na organização, ter um controle mais apurado da empresa como um todo”, avalia.

Para obter os resultados desejados é fundamental que todos estejam abertos à mudanças e à sair das zonas de conforto, enaltece o gerente de Compras e Operações Externas do Grupo La Moda. “Com esse programa nós exercitamos os valores de criar coesão, buscar a perfeição e, apoiados nos novos conhecimentos, surpreender nosso público consumidor”, arremata Ghislandi.

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