Com pouco mais de dois anos de existência, o Loteamento Santa Elisa, localizado em Içara, já conta com Associação de Moradores. Os 157 lotes ainda não estão ocupados, mas os proprietários preferiram se organizar para ganhar representatividade junto aos órgãos públicos. “A união é importante para que as pessoas se conheçam e também para ser reconhedio pelo Poder Público”, afirma o presidente da Associação, Marcos Adriano Vitorino.
O Loteamento Santa Elisa foi implantado pela Weber Empreendimentos no Bairro Linha Anta, ao lado da igreja tombada. Dos 157 lotes, 30 possuem casas prontas e outras moradias estão em construção. O diretor da empresa, Fernando Weber, diz que a organização dos moradores é incentivada. “Entregamos um bairro planejado, com toda infraestrutura de pavimentação, energia, água e esgoto tratados e até mesmo com sistema de câmeras de segurança na rua principal, mas os moradores precisam buscar novos benefícios junto ao Poder Público e, para isto, têm que estar organizados”, destaca Weber.
O presidente da Associação de Moradores já tem alguns pleitos para aprovar em assembleia. “Precisamos colocar nome nas ruas e ter a entrega de correspondência nas casas”, relata. Além disso, Marcos Adriano Vitorino planeja buscar recursos públicos para a construção de um centro comunitário, uma academia ao ar livre e pista de caminhada. “Temos três áreas de utilidade pública dentro do loteamento e poderemos usá-las para o bem-estar dos moradores”, explica.
Vitorino conta que todas as definições acerca do bairro passam por aprovação dos moradores e proprietários de lotes. “Tudo acontece de forma organizada e com a participação de todos”, afirma.