Os dias mais frios do ano se avizinham e, com influência do fenômeno climático El Niño, devem vir acompanhados de volumes de chuvas acima da média do período. A previsão esteve entre as principais informações esmiuçadas pelo meteorologista Leandro Puchalski em palestra na tarde desta terça-feira (21), na CDL de Criciúma.
Considerado autoridade no segmento e integrante do Fórum Climático de Santa Catarina, Puchalski apresentou deve se comportar o clima na região entre julho e agosto, período em que o fenômeno climático El Niño segue atuando na atmosfera, conforme indicam diferentes modelos meteorológicos utilizados pelos especialistas para fazer as previsões.
“Na média histórica aqui na nossa região o clima sob a interferência do El Niño registra índices de chuva mais altos e temperaturas um pouco mais altas que o normal. É preciso frisar que o inverno em Santa Catarina em média faz bastante frio. Os modelos indicam que será próximo ao normal, porém não rigoroso”, explicou o meteorologista.
Contextualizadas em modelos meteorológicos e nas referências utilizadas pela meteorologia para fazer as previsões, como temperatura das águas oceânicas e os ventos, Puchalski deu elementos detalhados da previsão aos comerciantes. “As informações do tempo são muito importantes para a rotina de quem vive no comércio e em outras atividades, como no meu caso também a agricultura. Foi uma oportunidade interessante para tirar muitas dúvidas que eu tinha sobre como ocorrem as mudanças do tempo”, afirmou o empresário Valdir Marangoni.
Monitorando o tempo
Leandro Puchalski assina o Tempo&Clima, funcionalidade disponível em breve no Sistema SPC, fruto de uma parceria com a Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL). A ferramenta vai apresentar boletins de previsões semanais e quinzenais.