Paralelamente à Bienal do Design 2015, a La Moda, detentora da marca Lança Perfume, iniciou neste fim de semana um workshop sobre “Processo Criativo Autoral na Moda”, reunindo profissionais de design de vários segmentos produtivos para aprender ferramentas de concepção de produtos. O curso, ministrado por Designers da própria empresa, foi oferecido gratuitamente e ainda terá uma segunda etapa, no dia 14 de junho.
“O bacana é pegar um tema que não tenha nada a ver com moda e transformá-lo em moda”, ensinou Rafaela Blodorn, Designer da La Moda. Rafaela explica que as pessoas veem a arte e o design como algo distante de suas vidas. “Este workshop mostra que está tudo conectado. O Design se propõe a mudar a vida, a trazer mais conforto e alegria às pessoas”, afirma.
Para o Designer Igor Drudi, profissional da La Moda, a empresa tem um motivo forte para desenvolver esta atividade paralela à Bienal. “Nosso maior diferencial competitivo perante o mercado está no Design e, por isso, a la Moda apoia e promove este tipo de cultura aqui na região”, reforça. Durante o primeiro dia, os participantes aprenderam várias ferramentas que podem ser utilizadas no processo criativo. A estudante de Design Priscila Lima contou que já conhecia a metodologia, mas que o workshop “abriu mais a mente”. Outra estudante, Yanne Luz, concorda e afirma que a atividade contribuiu para “pensar de uma forma mais ampla”.
Francieli Rocha, Designer da La Moda, destaca que o workshop não trabalhou especificamente o processo envolvido na criação dos produtos da marca Lança Perfume, mas várias metodologias que podem ser utilizadas em qualquer área. A designer da Cerâmica Portinari, Hellen Munike Biazoto, foi uma das que aproveitou a oportunidade para aplicar as técnicas em sua área. “Abriu a mente em novas metodologias, em meios de pensar por um diferencial, em formas de atender o cliente e buscar o melhor para ele”, afirma.