Criciumense Matheus Dutra estará na Livraria Ponto e Vírgula neste sábado, dia 3, na Livraria Ponto e Vírgula
Escrever foi a maneira que o jovem de 19 anos, Matheus Dutra, encontrou para lidar com as dificuldades encontradas por ser um menino negro e de baixa renda. Sua primeira obra de poesias “Versos Transcorridos, não julgue um livro pela capa” será lançada neste sábado, dia 3, na Livraria Ponto e Vírgula do Shopping Della, das 10h às 17h.
O autor conta que sua inspiração para o livro são pessoas. Pessoas comuns que batalham pelos sonhos, resistem ao preconceito e não desistem de continuar lutando. “Me inspirei em pessoas que resistem à depressão e às drogas para investir nos estudos. Em pessoas que se levantam às cinco horas da manhã para dar de comer para seus filhos e então ir trabalhar. Enfim, pessoas”, ressalta.
A escolha do local para o lançamento foi proposital. Matheus conta que sempre gostou de procurar locais literários e encontrou na Ponto e Vírgula um espaço acolhedor para sua obra. “Além do preço acessível e da organização do local de forma receptiva, a atenção que recebi na livraria foi diferenciada”, compartilha.
De acordo com o proprietário da livraria, Rodrigo Calistro, durante o dia o autor fará algumas inserções com declamação de poesias do livro para o público. “Nos percebemos como propulsores de jovens talentos e escritores que encontram na escrita uma forma de compartilhar sua visão de mundo”, reforça.
Mais sobre o autor
Desde cedo, Matheus apresentava uma enorme dificuldade para leitura e somente conseguiu ler e ser plenamente alfabetizado perto dos seus oito anos de idade. A persistência, apoio dos familiares, benfeitores e amigos, fez o jovem não desistir e superar a enorme barreira que estava entre ele e a alfabetização. Aos 12 anos, começou a escrever pequenos contos, histórias e poemas. Atualmente é graduando em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).