Será possível conciliar as gerações no ambiente empresarial, diminuindo conflitos? Essa foi uma das principais reflexões levantadas pela CEO da Alfa Comunicação e Conteúdo, Andressa Fabris, durante sua palestra na ExpoMais. O evento que iniciou nesta terça-feira na ACIC, em Criciúma, e segue com o segundo e último dia nesta quarta (23). Com o tema “Comunicação como ferramenta para lidar com os conflitos geracionais”, Andressa pontuou que uma abordagem de comunicação contínua e estratégica é essencial para que o ambiente corporativo seja ainda mais harmonioso e produtivo.
Na oportunidade, ela lembrou que as empresas estão em transformação, e um dos motivos é justamente o grande encontro de gerações. No mesmo ambiente, podem ser encontrados profissionais baby boomers, X, millenials e Z. E em breve, destaca, chegarão também os alfa. “Isso une, no mesmo espaço, diferentes estilos de vida, pontos de vista, formas de se comunicar, objetivos e expectativas profissionais, assim como culturas de trabalho. Se a comunicação não for tratada como prioridade, e o espaço não for um convite à colaboração, onde todos têm espaço para se expressar, o ambiente torna-se propício para conflitos”, observou a jornalista.
Também em destaque, enfatizou, está o papel das lideranças nesse processo. Citando dados de uma pesquisa realizada pela Sputnik, Andressa mencionou que 80% dos líderes enfrentam dificuldades para lidar com as diferenças geracionais, muitas vezes por falta de treinamento. “As marcas estão treinando seus líderes para reconhecer as diferentes vivências e habilidades de cada geração?”, questionou. Além disso, Andressa ressaltou a importância de ver as pessoas não apenas como consumidores, mas como seres humanos, com suas próprias vivências e estilos de vida. “Se estamos dispostos a entender as pessoas como consumidoras, por que não estamos treinando nossas lideranças para entendê-las como seres humanos?”, refletiu.
Para ela, elementos como empatia, respeito, escuta ativa e colaboração são ferramentas poderosas que podem promover uma conexão ainda mais verdadeira entre a equipe. “Diálogo e boas histórias fazem a diferença no ambiente de trabalho. Quando a gente conversa de forma genuína e realmente escuta o outro, promovemos um ambiente de entendimento. Diálogo é falar e ouvir atentamente, e não apenas brincar de faz de conta” diz ela, ao complementar: “Não podemos empurrar esse tema para o futuro, é preciso discutir e agir agora”, complementa.