O Brasil é o país com a maior quantidade de água doce do mundo – cerca de 12% do volume total do planeta está aqui. Isso cria uma falsa ideia de que sempre haverá água potável para a população. No entanto, embora haja abundância em comparação a outros países, a distribuição dos serviços relacionados à água ainda é desigual. Por isso a importância de cuidar e preservar deste bem tão valioso. Neste 22 de março, a escassez hídrica e a degradação ambiental voltam à pauta, ressaltando a importância do recurso para a sobrevivência humana e equilíbrio dos ecossistemas. Práticas ecologicamente corretas ganham evidência e mostram que é possível, sim, contribuir com um futuro mais tranquilo para as gerações presentes e futuras.
Pensando nisso, a empresa Imbralit, de Criciúma – única indústria do setor de fibrocimento de Santa Catarina –, decidiu investir na captação e utilização das águas da chuva. Após realizar testes e estudos técnicos, a indústria adotou um circuito fechado para utilização do recurso natural. A coordenadora de Qualidade e Desenvolvimento de Produto da empresa, Camila Gaspodini Tachinski, explica que o processo produtivo utiliza muita água. Por isso é necessário reutilizá-la. “Se fôssemos tirar da natureza, geraríamos uma alta quantidade de efluentes. Dessa forma, o mesmo recurso é utilizado infinitas vezes”, explica.
A água é utilizada na mistura do produto, na limpeza e na manutenção das máquinas. Já a reposição, é feita pela chuva, que fica armazenada em piscinas, cones de decantação e açudes, em um fluxo contínuo. Quando mais aumenta a produção, maior também é a captação e os reservatórios construídos pela Imbralit. “Iniciamos com este projeto há algum tempo e seguimos em constante evolução. Conforme as necessidades industriais e o volume de água utilizada, aumentamos as reservas e, consequentemente, o armazenamento. Esta é uma forma de contribuir com a preservação dos recursos naturais, reduzir custos operacionais e ampliar a consciência dos nossos colaboradores a respeito da preservação”, conta a supervisora da Gestão da Qualidade da companhia, Fabiana Benetton.
Ações que geram resultados
Ações como esta contribuíram para a empresa conquistar, ao longo das suas quase cinco décadas de história, marcas importantes, como as certificações ISO 9001 e ISO 14001. Por meio delas, a organização é incentivada a identificar, entender e gerenciar os processos que afetam a qualidade ou o desempenho ambiental. “Investimentos como o circuito fechado demonstram o compromisso da empresa com a excelência, a conformidade e a melhoria contínua. Eles não apenas respaldam nossa busca pela eficiência operacional e satisfação do cliente, mas também solidificam a posição de liderança no cuidado com o meio ambiente, contribuindo para um futuro mais sustentável e alinhado às expectativas da sociedade”, lembra o executivo comercial da Imbralit, Giuliano Moro.
Fundada em 1974, a Imbralit faz parte do Grupo Jorge Zanatta, um dos mais importantes grupos empresariais da Região Sul do Estado. Fabricando e comercializando telhas onduladas, peças complementares, placas planas de fibrocimento e outros materiais de construção, a empresa atua em todo o Brasil e em diversos mercados no exterior. A Imbralit foi a primeira empresa brasileira do setor a assegurar garantia de qualidade de 10 anos para os produtos de fibrocimento, e também a primeira do segmento a oferecer um canal de vendas online. Reconhecida como a marca de fibrocimento com presença no maior número de revendas na Região Sul do Brasil, a indústria ocupa um lugar de destaque entre as empresas líderes do mercado nacional.