História dos Doutores da Alegria traz lições de solidariedade e empreendedorismo a Criciúma

22050406122016_IMG_8782

A experiência de quase 30 anos de visitas a crianças hospitalizadas do fundador da ONG Doutores da Alegria, Wellington Nogueira, foi conhecida por cerca de 500 pessoas durante palestra na noite desta terça-feira (6). A presença do ator, palhaço e empreendedor social organizado no auditório Jayme Zanatta da ACIC foi promovida pela Casa Guido.

No evento se concluiu a segunda etapa da Jornada do Guido. A programação inclui atos com o propósito de difundir informações a respeito do câncer infantil e do trabalho realizado pela instituição no apoio integral a crianças, adolescentes e famílias durante a batalha contra as doenças onco-hematológicas.

Entre as mensagens deixadas por Nogueira, no auge da experiência em mais de 1 milhão de visitas a hospitais brasileiros e norteamericanos, estão a importância da empatia. Ao experimentar a maneira de como o palhaço pode levar alegria a pessoas e transformar a visão de todo o hospital, ele percebeu a magnitude do trabalho. “Além da energia que levamos às crianças, ouvimos relatos de como o olhar de quem faz parte do ambiente hospitalar mudou. Em vez de ver à frente um paciente, essas pessoas passaram a enxergar um filho, um sobrinho, um neto. Esse é o exercício de empatia faz toda a diferença na qualidade do atendimento”, enalteceu o palestrante.

Com passagem pela Broadway, Nogueira conheceu nos Estados Unidos o impacto causado pelo trabalho em hospitais pelos palhaços vestidos de médicos “besteirologistas”. “Cada sorriso de uma criança representa muito mais do que uma plateia de 2 mil pessoas nos grandes teatros do mundo. Ali fazemos do nosso trabalho, o propósito por um mundo melhor”, sublinhou.

Casa Guido

Momentos antes da abertura da palesta, a plateia se emocionou ao ouvir o testemunho vencedor da pequena Ellen, de 10 anos. Com o apoio da Casa Guido, ela venceu uma guerra de cinco anos e meio contra o câncer. Ela é uma das 130 crianças acompanhadas pela entidade em seis anos de história.

“Temos como sonho que essas crianças e suas famílias percorram os caminhos com dignidade tendo o Guido ao lado nessa luta. Estamos crescendo e a Jornada do Guido está para angariar o apoio que necessitamos para atender com o amor e o carinho que elas merecem”, observa o presidente da Casa Guido, Otílio Paulo Miranda Pereira.

Para o membro do Conselho Consultivo e embaixador da Casa Guido, o empresário Hugo Olivo, a mensagem de Nogueira traz lições valiosas de empreendedorismo e para a vida. “Tive a oportunidade de conhecê-lo há dois anos e é uma felicidade muito grande ajudar a trazê-lo à cidade. É uma inspiração, inclusive para a nossa instituição, por terem vivido um momento muito parecido de necessidade de recursos para fazer o trabalho crescer”, destacou.

Jornada

As atividades da Jornada do Guido continuam no fim de semana em ações pulverizadas pela região e culminam no dia 17 de dezembro, com o Dia D de arrecadação na Praça Nereu Ramos. A campanha avigora a busca de verbas para financiar a compra da sede onde a ONG está instalada hoje. Mais informações no site www.guido.com.br.

Pesquisar

Categorias

 

Recentes