As experiências de sucesso com enfoque no bem-estar dos colaboradores e no ganho de produtividade implantadas pela multinacional Plasson, foram conhecidas por um grupo de 30 profissionais da área de gestão de pessoas do Sul de Santa Catarina. A visita técnica à sede brasileira da companhia, em Criciúma, fez parte do Bench, um evento promovido pela Alfa Comunicação e Conteúdo com o objetivo de promover conhecimento e ampliar as conexões dos responsáveis pelo RH de empresas da região.
A apresentação da empresa anfitriã ficou a cargo da gestora Administrativa, Financeira e de Pessoas, Silvana de Mattia. A executiva detalhou sobre diversas práticas adotadas pela unidade brasileira da empresa fundada em Israel. “As boas práticas adotadas estão alinhadas ao nosso propósito global de ser referência nos segmentos de atuação pela confiabilidade, qualidade, inovação e eficiência. Para alcançar o que nos propomos a entregar aos nossos clientes, buscamos a melhoria contínua internamente para que o ambiente interno e a estrutura de trabalho ofereçam o suporte necessário aos colaboradores”, frisou.
Eleita como um dos principais desafios dos profissionais de RH de todo o mundo, segundo o Relatório de Tendências Gestão de Pessoas 2024, a comunicação interna também esteve em pauta no Bench. A sócia e diretora da Alfa Comunicação e Conteúdo, Tatiani Longo, elaborou durante o evento uma exposição sobre como a criação e a manutenção de canais internos de informações e feedbacks das empresas com os colaboradores são determinantes para a formação de times mais engajados e do fortalecimento dos valores culturais das organizações. “Em ambientes onde há fluxos contínuos e estruturados de comunicação há muito mais clareza no alinhamento de propósitos. Isso reflete em colaboradores mais identificados com os objetivos da empresa e um público interno com percepção maior dos benefícios e vantagens oferecidos”, disse.
Outro obstáculo enfrentado pelos pelos gestores de pessoas, ao lado dos especialistas em segurança no trabalho e as comissões de prevenção de acidentes (CIPA), é a assiduidade do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) por parte dos trabalhadores. Uma solução tecnológica para esse desafio dentro da Plasson chamou a atenção dos participantes do Bench, uma máquina automática de EPI similar às de refrigerantes, snacks e chocolates encontradas em aeroportos, escolas e outros ambientes de grande circulação. “Para esse e todos os problemas que trazem riscos de transtornos, complicações e até demandas judiciais que costumamos ver em clientes a Plasson tem. As práticas diárias, como as reuniões antes do início do dia de trabalho para avaliação dos objetivos do dia, também com enfoque em segurança merecem destaque pelo zelo genuíno com a equipe e a adequação aos princípios de governança e compliance”, enalteceu a advogada e sócia da Camilo Dagostin Advogados, Cristine Dagostin.
A oportunidade de ver de perto práticas aplicáveis foi inspiradora, na avaliação da coordenadora de recursos humanos da Castanhel Engenharia, Éwellyn Souza. “Gostei muito da organização da empresa no geral e alguns pontos chamaram a atenção, além da máquina de EPIs. O deslocamento do RH ao campo para entender de perto as necessidades dos colaboradores e o programa de apadrinhamento dos novos empregados para que se sintam acolhidos e melhor direcionados são práticas muito importantes e que geram um impacto positivo”, acredita.
O Bench é um evento organizado pela Alfa Comunicação e Conteúdo, com patrocínio do Plano de Saúde São José.