A Fitch publicou em seu site um novo relatório apontando a nota A-(bra) com perspectiva positiva para a Unicred Centro Sul. Pelo terceiro ano consecutivo, a cooperativa de crédito com abrangência nas regiões Sul de Santa Catarina, Oeste do Paraná, Distrito Federal e região metropolitana de Palmas-TO alcançou o conceito da agência de classificação de risco de crédito internacional. Nos comentários de sustentação à nota, foram destacados o desenvolvimento sustentável, os bons indicadores financeiros e a estabilidade do modelo de negócio.
As classificações de risco (rating, nomenclatura usada por agências como a Fitch) são produto de amplas análises de empresas, instituições e também estados para sinalizar o nível de segurança destes entes para se fazer investimentos. A Unicred Centro Sul submeteu-se à avaliação para fornecer a cooperados e ao mercado uma opinião isenta e abalizada, aponta o presidente da cooperativa, Marcos Aurélio Antunes Machado. “Uma avaliação como esta, realizada por uma instituição de renome mundial, nos chancela como um lugar seguro e próspero para se fazer investimentos”, aponta.
Para a Fitch, os resultados financeiros têm se mantido em bons níveis nos últimos anos e, em 2022, a Unicred Centro Sul confirmou o melhor exercício da história. A agência ainda pontuou as estratégias da gestão em reforçar o capital. “Ao tempo em que estamos abrindo novos mercados e atraindo novos cooperados, constituímos políticas de gestão aprovadas em assembleias como a destinação de 70% dos resultados para o fundo de reserva, o que nos gera segurança para crescer o volume de valores empréstimos e fazer investimentos nas agências”, comenta o diretor executivo da Unicred Centro Sul, Marcelo Lima.
A credibilidade constitui um pilar para qualquer instituição do sistema financeiro, sobretudo no cooperativismo, como o caso da Unicred Centro Sul, reforça Lima. Essa relação de confiança com os cooperados, que são sócios do negócio, consolida-se em números como os R$ 2 bilhões de ativos gerenciados e R$ 1 bilhão de carteira de crédito, mas acontece no dia-a-dia. “Temos uma estratégia de nos manter cada vez mais próximos dos cooperados, seja nas agências concebidas no modelo de atendimento premium ou por meio dos canais digitais, oferecendo ao associado orientação e uma variedade de produtos que atendam suas necessidades”, destaca.