Ter a oportunidade de estabelecer conexões, conhecer novas tecnologias e comportamentos responsáveis por impulsionar negócios é o principal objetivo do Roteiro de Inovação Portugal. A iniciativa, organizada pela Alfa Comunicação e Conteúdo, através do Hub Alfa, acontece de 8 a 15 de outubro e conta com visitas a empresas e organizações como Startup Lisboa, Câmara de Cascais – Cidade do Futuro, e Hub do Beato.
A primeira edição, realizada em 2019, permitiu aos participantes experiências únicas de contato com iniciativas de sucesso realizadas por empresas como a Galp, uma gigante do setor de energia, e outras menores como startups e incubadoras.
CEO da Librelato S/A, José Carlos Sprícigo integrou a comitiva e trouxe muitos aprendizados. Segundo ele, desde o início, a possibilidade de realizar networking com outros participantes foi interpretada como um dos pontos altos da viagem. “Sempre após as visitas, fazíamos um debate onde cada um podia falar o que tinha absorvido. Cada profissional tem um olhar, um ponto de observação melhor para determinado detalhe, e essa contribuição enriquecia o conhecimento acerca daquela visita realizada”, explica Sprícigo. Além disso, as iniciativas de algumas empresas despertaram ainda mais o interesse em investir em ações relacionadas às questões ambiental, social e de governança, o ESG. “As visitas nos mostraram que estamos no caminho certo que é manter os investimentos que realizamos, mas pensando sempre nos societários da companhia com essa visão ESG”, explica.
O conhecimento adquirido em gestão e inovação é apontado pelo responsável técnico da Coopera, Jefferson Diogo Spacek, com um dos maiores ganhos da viagem. Na Coopera, o engenheiro eletricista está bastante envolvido com a área de gestão e a oportunidade de conhecer pessoas e trazer exemplos de ações para cá, foi muito válido. “Busco aplicar o que aprendi no dia a dia e como estamos diversificando os negócios, a própria cultura de inovação vistos lá servem de inspiração para nós. Não só na gestão de pessoas, mas também de novos negócios e novas oportunidades”, explica Spacek. Entre os novos negócios da Coopera estão um provedor de internet, loja de materiais elétricos e a usina de geração de energia que está sendo montada. “Estamos mais atentos às oportunidades de novos negócios e também observamos novas tendências tecnológicas dentro das nossas oportunidades. A viagem foi cheia de aprendizados”.
O Roteiro de Inovação acontece de 8 a 15 de outubro, terá seis noites de hospedagem e 5 dias de visitas técnicas, incluindo o deslocamento para os locais do roteiro técnico. Empresários e lideranças locais interessados em participar do Roteiro de Inovação Portugal podem obter mais informações no site https://mailchi.mp/b943e59d2e4c/alfa-roteiroportugal2022.