As urnas sempre trazem recados importantes, expressam movimentos e desejos da sociedade. A comunicação está no coração e na alma desse processo e, cinco dias após o primeiro turno das eleições municipais de 2020, a gente busca entender que mensagens foram essas, como os candidatos buscaram se conectar com os eleitores e os desafios de fazer tudo isso em um ano de pandemia. Nossa conversa tem a participação ilustre de dois jornalistas bem sucedidos na corrida eleitoral desse ano: o vereador eleito por Criciúma (SC) Nícola Martins e o sócio da Ápice, empresa com atuação em estratégia de comunicação no meio político, Lucas Borges.
Dicas do episódio: Lá vem todo mundo: o poder de organizar sem organizações – Clay Shirky (Livro) Persuasão na publicidade: 33 técnicas psicológicas de convencer – Marc Andrews, Mattheis Lars van Leeuwen, Rick van Baaren, Marcia Longarço (Livro) Ganhar de lavada: persuasão em um mundo onde fatos não importam – Scott Adams (Livro) Os engenheiros do caos: Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições – Giuliano Da Empoli (Livro) Eleição disruptiva: por que Bolsonaro venceu (Livro) Era uma vez no Oeste (Podcast) Café da Manhã: “O Homem disparou” e as campanhas pré-fabricadas (Podcast) Retrato Narrado (Podcast)