Direto de Porto-POR, CEO da IDB do Brasil, Erick Isoppo, esteve ao lado do presidente da Associação Empresarial de Portugal, Luís Miguel Ribeiro e das jornalistas Flávia Freire e Mara Luquet, no primeiro episódio do programa Conexão Europa, do Canal MyNews
Os desafios e oportunidades do comércio entre o Brasil, Portugal e outros países lusófonos foram explorados em um debate com a participação do CEO da IDB do Brasil, Erick Isoppo, do presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Luís Miguel Ribeiro, das jornalistas Mara Luquet e Flávia Freire, no canal jornalístico MyNews. A estreia do programa Conexão Europa, gravado em Porto-POR, entrou no ar ontem pelo YouTube do canal que conta com 495 mil inscritos.
Ao tempo em que se fortalece como um exportador de commodities, sobretudo produtos do agronegócio e minérios, o Brasil amplia a entrada de empresas no comércio exterior, tanto em importações quanto em exportações, pontuou Isoppo. “A carga tributária e a flutuação do dólar se impõem como grandes desafios para o empresário brasileiro, entretanto com um mundo todo para se explorar e acessar mercados para encontrar oportunidades de comprar e vender produtos. A eficiência nesse campo gera um diferencial competitivo extremamente importante”, frisou.
A pandemia deu ênfase à necessidade de se buscar novos mercados – e diminuir a dependência da China – também para os portugueses, disse o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro. “Temos a necessidade em nosso país de ampliar a abertura para parcerias internacionais e também internamente, com políticas para o desenvolvimento de tecnologias e formação de mão de obra. O grande desafio atual e das próximas décadas é o demográfico, portanto é preciso criar melhores condições, menos burocracia, mais facilidade e integração para essas pessoas virem para trabalhar e morar aqui”, comentou.
Dentro do contexto dos europeus buscarem novos mercados, Erick Isoppo enalteceu o potencial do Brasil. “É um país de dimensões continentais com 200 milhões de habitantes e uma classe média ávida por consumir. É importante que os empresários portugueses e de outros lugares do mundo conheçam e se relacionem com empresas brasileiras que possam ajudá-los a entender melhor as características regionais e identificar os nichos que podem comprar seus produtos”, observa.
Para acessar o vídeo completo, clique em https://www.youtube.com/watch?v=tYBnl9z5cvs.