Os primeiros aprendizados sobre educação financeira de uma turma da Escola Municipal Theóphilo Cassemiro Silveira foram reforçados em uma manhã diferente, nesta terça-feira (4). As 22 crianças do 4º ano visitaram o posto de atendimento da cooperativa de crédito Acentra, no bairro São Luiz, em Criciúma, e tiveram uma aula diferente sobre a importância de administrar bem o próprio dinheiro, como funciona uma agência bancária e aprenderam ainda sobre cooperativismo.
A ideia de conhecer os ambientes partiu da direção da escola após a realização do teatro do Projeto Tô Rico, realizado pela Acentra na escola. “Foi uma dinâmica muito legal e, desde então, temos trabalhado a educação financeira com as crianças. Conhecer uma agência de cooperativa ou banco acaba sendo diferente por enriquecer ainda mais o conteúdo e aguçar a curiosidade dos alunos sobre o tema”, pontuou a diretora da escola, Keli Cristina Camilo.
Durante a aula, liderada pelo analista de relacionamento com o cooperado da Acentra, Marcos Ross, a turma viu vídeos educativos sobre instituições financeiras cooperativas e a sua principal característica de ter os associados como donos com poder de decisão sobre ações e o futuro. “Uma ação como essa vem ao encontro do princípio cooperativista do interesse pela comunidade. Desenvolver o ambiente onde estamos inseridos é o motivo da existência do cooperativismo. Com as crianças, vemos a importância de despertar neles desde cedo sobre a necessidade de gerenciar bem o dinheiro”, pontuou o presidente da Acentra, Dic Freire.