“Juntos cooperamos”. A frase dita por Michele Antunes, gerente de uma da agências da Acentra, cooperativa de crédito associada ao Sistema Ailos, resume um pouco do que é o Dia C, celebrado no dia 1 de julho. O Dia Mundial do Cooperativismo envolve uma campanha nacional e contínua de estímulo ao voluntariado que está diretamente conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Aproximadamente quatro mil pessoas passaram pelo Centro de Braço Norte, na Praça Padre Roher, das 9h às 16 horas, deste sábado, dia 1 para participar do Dia C. “Estávamos em seis cooperativas presentes, cada uma levou uma atividade, além de brinquedos e comidas. Tinhamos espaço de beleza, saúde e pet. Tudo isso sem custo. A Acentra se fez presente com a contação de histórias, através do projeto Tô Rico, que visa incentivar a educação financeira”, afirma Michele Antunes.
O projeto Tô Rico trabalha o princípio educação, formação e informação, do cooperativismo. Sendo uma iniciativa que leva educação financeira a crianças de toda a região durante o ano todo. Desde o início do projeto, 36 escolas foram atendidas e mais de 9.800 crianças e jovens
impactados.
Se o primeiro dia do mês de julho é especial para as cooperativas por ser o Dia C, o segundo dia é particularmente especial para a Acentra, que comemora seu aniversário, em 2023, de 24 anos.
“Esse é um mês especial, começamos unindo as cooperativas e trabalhando para a comunidade, e comemorando o fato de estarmos nesse meio há 24 anos. Estamos fazendo acontecer e contando com o apoio da população para oferecer cada vez mais uma melhor qualidade de vida a todos”, pontua Dic Freire, presidente da Acentra.