Um sonho está cada vez mais próximo de se tornar realidade para o ecossistema do Sul de Santa Catarina. O Centro de Inovação Regional de Criciúma (CRIO), ideia lançada há quase 10 anos, está com as obras em andamento para entrega em agosto deste ano. A construção do prédio, na região central de Criciúma, recebeu a visita de integrantes do Comitê de Implantação do CRIO e da imprensa local.
Na oportunidade, a equipe de engenharia repassou esclarecimentos sobre o andamento da obra e o Comitê de Implantação, organização composta por representantes de diversas entidades e empresas que trabalha no planejamento e concepção de como funcionará essa futura estrutura.
Integrante da Rede Catarinense de Centros de Inovação, o CRIO será um ambiente promotor e de suporte ao empreendedorismo inovador, com o papel de ajudar a criar e expandir negócios perfil disruptivo. Espaços como este já apresentam excelentes resultados em outras cidades catarinenses, como Joinville, Lages, Blumenau, além de Florianópolis, uma das referências nacionais, explicou o presidente do Comitê de Implantação do CRIO, Valmir Cabral.
“Trabalhamos de forma cocriada, envolvendo os principais atores do chamado ecossistema de inovação da região – instituições de ensino, organizações da sociedade civil, empresas e o poder público para projetar um Centro de Inovação que cumpra esse papel de maneira independente e ao mesmo tempo seja um espaço de articulação entre todos esses entes. Teremos um grande prédio, agora precisamos pensar em como dar vida a essa estrutura”, frisou.
Presente no encontro, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado, Moris Kohl, enalteceu o trabalho já desenvolvido na região. “Criciúma e os municípios da região carbonífera possuem instituições empresas com inovação no DNA. Esse trabalho será potencializado com a grande estrutura que está sendo erguida aqui. Seguiremos acompanhando por meio das políticas estaduais e colaborando com o fomento ao desenvolvimento econômico da região”, comentou.
Como participar do movimento de inovação
Procurado por muitas pessoas interessadas em colaborar, participar e conhecer melhor o ecossistema de inovação regional, o comitê do CRIO criou um espaço para cadastrar esse público. Por meio do link https://conteudo.sdicomunica.com.br/inovacaocrio, é possível credenciar-se para receber conteúdos do CRIO, colocar-se para ser voluntário em eventos, colaborar com conteúdos relacionados a inovação, destinar quantias em dinheiro para fomentar o ecossistema, entre outras formas de engajamento.
Linha do Tempo Centro de Inovação
2013 – vereadores aprovam a doação para o Estado da área de construção do Centro de Inovação
2014 – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico apresenta a maquete do Centro de Inovação
2015 – Formação do Comitê de Implantação para acompanhar o projeto
2019 – Governo do Estado anuncia liberação R$ 8 milhões para finalização do imóvel do Complexo Educacional Nereu Guidi, cedido pela Unesc para ser o Centro de Inovação Regional de Criciúma
2019 – Criação dos grupos de trabalho do Comitê de Implantação, atuando em diferentes frentes para a concepção do Centro de Inovação: comunicação, financeiro, jurídico e comercial).
2020 – Governo do Estado repassa os recursos para a finalização da obra
2021 – Segundo edital e seleção dos bolsistas para o Centro de Inovação. Encerramento da licitação e definição da empresa para execução da obra (PGC Construções)
2021 – Adesão da Abadeus e do Bairro da Juventude ao Comitê de Implantação
2021 – Comitê de Implantação do Centro de Inovação visita prefeituras da AMREC e soma novos membros
2021 – Início das obras no Centro de Inovação Regional de Criciúma, em agosto.
2021 – Em novembro, o comitê apresentou a marca do Centro de Inovação de Criciúma: agora o espaço passa a se chamar CRIO. O processo de branding foi coordenado pela agência SDI Comunica.
Redes sociais do CRIO:
@inovacaocrio (Instagram)
/inovacaocri (LinkedIn)
/InovacaoCriciúma (Facebook)
João Pedro Alves
GT Comunicação – Centro de Inovação de Criciúma
Alfa Comunicação e Conteúdo
48 99909-8725
www.alfacomunicacao.com.br