Iniciativa criada em Criciúma, o projeto Greenow realizou nesta quinta e sexta-feira (5 e 6), as primeiras ações fora do território catarinense. Cerca de 85 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, localizada em Viana (ES), participaram de um movimento na Praia de Camburi, na Capital Capixaba.
A mobilização do Greenow e a empresa capixaba Alinutri, em parceria com a ONG Eco Local, teve como objetivo levar noções de cuidado e consciência ambiental na praia mais popular de Vitória. Os alunos de 8 a 10 anos aprenderam sobre a importância da reciclagem do lixo, do reaproveitamento das embalagens, da destinação correta dos resíduos recicláveis e da conservação das praias para a manutenção da vida marinha. Antes da parte prática, as atividades começaram na própria escola, envolvendo conversas, brincadeiras e dinâmicas conduzidas pelas equipes das organizações envolvidas.
Na praia, a meninada pôs “a mão na massa”. Equipados com baldes e luvas, os alunos ajudaram a retirar o microlixo e demais resíduos da areia da Praia de Camburi, evitando que eles caiam no mar, poluindo o meio marinho. Em seguida, os materiais recolhidos serão separados e destinados para a Cooperativa de Resíduos Rainha da Sucata e para a Eco Local Brasil, que confecciona brinquedos, baldes, entre outros objetos com plástico reciclado.
O especialista de Marketing do Greenow, Taylor Lompa da Silva, explica que o projeto vai além das ações com escolas. “Nosso objetivo é estreitar as relações entre empresas e consumidores a fim de aproximá-los da sustentabilidade. Em parceria com a indústria convertedora mantenedora, produzimos uma linha de embalagens sustentáveis com foco na economia circular. A Alinutri é uma das empresas que já começou essa transição e que também está apoiando as ações de conscientização sobre sustentabilidade”, esclarece Taylor.
Para o gerente Administrativo do Grupo Alinutri, Pablo Malini, aderir à ação enfatiza o ideal da empresa. “O projeto Greenow, que engloba essa ação na escola e na praia, nutre nosso propósito e nos ajuda a construir um futuro mais sustentável, além de reforçar nosso cuidado com a qualidade e inovação de nossos produtos. Estamos orgulhosos em celebrar essa parceria que enfatiza nossa paixão por cuidar!”, revela Pablo.
De acordo com o fundador da Eco Local Brasil, Filipe Pedroso de Oliveira, parceiro do projeto Greenow, o objetivo é mostrar como as novas gerações podem ser parte da mudança que precisamos ver na sociedade para termos um mundo mais sustentável. “Levamos informação de forma lúdica para conscientizar as crianças. Depois as convidamos para cuidar do meio ambiente na prática. A intenção é que elas também levem isso para suas casas, multiplicando o conteúdo entre suas famílias e amigos”, planeja Filipe.