O Colégio São Bento encerra as comemorações em homenagem aos seus 70 anos com uma Missa de Ação de Graça neste domingo (13/03), às 10h, na Catedral São José. A missa será aberta ao público e contará com a presença de pais, alunos, professores e funcionários da instituição. “Essa é uma forma de encerrarmos as festividades em honra aos 70 anos do Colégio São Bento e também uma forma de agradecermos pela manifestação da Providência Divina nessas sete décadas de história”, afirma a Irmã Poliana Ferrari.
Ao longo de 2015, os eventos e atividades internas da instituição, coordenados pela diretora da instituição, Irmã Marilde Ilkiu, tiveram a temática voltada para as sete décadas de história da escola, entre elas a Memória Histórica, Festa da Família, JESB (Jogos Escolares do Colégio São Bento), Saraus Literários e o Festival de Música. Em abril do último ano, o Colégio São Bento oficializou a abertura das solenidades em homenagem aos 70 anos da instituição em uma noite que reuniu alunos, professores, pais, colaboradores, ex-alunos e funcionários. Na data, a trajetória do colégio foi lembrada desde a fundação da Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência no Brasil, através da apresentação do Grupo de Teatro da instituição. A noite de festividades contou, ainda, com a apresentação da Orquestra de Metais do colégio e foi finalizada com show pirotécnico na Praça do Congresso, apresentação do Grupo Matusa e corte oficial do bolo de aniversário.
Trajetória Colégio São Bento
Acolhendo nos primeiros anos de funcionamento somente o Jardim de Infância, iniciavam em 1945 as primeiras turmas da Casa da Criança Nossa Senhora de Fátima, criada pelo Círculo Operário São José. Hoje conhecido como Colégio São Bento, a antiga Casa da Criança foi assumida pelas Irmãs Beneditinas da Divina Providência, Ir. Gabriela Fontanella De Bona, Ir. Bernadete Zanellato, Ir. Isabel Amboni e Ir. Aparecida Ribeiro da Silva em 1952 e completou 70 anos de história em 2015.
Desde então, a instituição católica se tornou referência em educação – formando, em média, mais de cem alunos por ano – e apoio à comunidade de Criciúma com projetos sociais. “Estamos presentes não só na história do homem, mas na história de Deus. O objetivo, desde a fundação, é cumprir nossa missão educacional e passar valores morais, espirituais e culturais”, explica a diretora do Colégio São Bento, Irmã Marilde Ilkiu.