Levantamento realizado pela ACPRAG evidencia que 94% dos associados percebem o crescimento da demanda
O aumento de temperatura e do processo metabólico dos insetos é o momento em que as pragas urbanas buscam alimentos como preparação para os períodos mais frios do ano. As formigas, como espécie mais populosa da terra segundo cientistas do Museu de Zoologia da USP, são as mais recorrentes com a chegada do calor. Um levantamento da Associação dos Controladores de Pragas de Santa Catarina (ACPRAG) revelou um aumento de 30% na procura por procedimentos de controle às formigas em pelo menos 94% dos associados.
De acordo com o presidente da associação, Claudenir Machado, as formigas são importantes para o controle no meio ambiente, mas a infestação de algumas espécies pode causar desequilíbrio. “As pragas são alvo na transmissão de vírus, patógenos e infecções. Podem causar também diversos danos em estoques de alimento, manipulação, madeira e aparelhos eletroeletrônicos”, explica.
Ainda segundo a pesquisa, 47% dos associados realizam serviços contra a espécie quinzenalmente. “As formigas são atraídas por farelos, compostos de açúcar e também outros insetos. Gostam de ambientes úmidos, normalmente banheiros e cozinhas”. Em relação à prevenção ou tratamento caseiro a orientação é que não se jogue inseticida sobre a colônia. “A substância atinge as operárias e não as rainhas, o que corrobora para que a colônia se disperse para outros lugares e se multiplique com rainhas substituas em até 5 vezes mais”, completa Machado.
Baratas e moscas são os insetos que aparecem logo em seguida no quesito aumento de demanda causada pelo verão de acordo com o estudo realizado com os associados da entidade. “É importante perceber a necessidade de chamar um profissional qualificado para realizar o serviço com técnicas adequadas para o controle destes insetos”, conclui.