Dois rótulos fabricados na Cervejaria Santa Catarina conquistaram medalhas no Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau. A Saint Bier Pilsen foi reconhecida com a prata na categoria Pilsener e a Barco Ça Va conquistou o bronze no estilo Speciality Saison. A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na noite desta terça-feira (6), após a banca julgadora avaliar durante três dias os 2859 rótulos inscritos por 475 indústrias.
Com crescimento exponencial a cada ano, o Concurso Brasileiro de Cervejas já é considerado o maior evento do gênero da América Latina e o segundo no mundo em número de rótulos participantes. Da edição de 2017 para essa a organização registrou um acréscimo de 40% no número de rótulos inscritos. “Trata-se de um evento de muita relevância no meio cervejeiro, mostra o peso e a qualidade dos fabricantes do Brasil. Uma concorrência forte e assídua na qual quem se beneficia é o público”, frisa o gerente de Marketing da Cervejaria Santa Catarina, Bruno Schwinn.
As cervejas premiadas
Campeã de vendas da marca, a Pilsen existe desde o início dos 11 anos de história da Saint Bier. A medalhista de prata no estilo Pilsener se caracteriza pela baixa fermentação, coloração dourada, límpida e espuma cremosa. Considerada leve, tem 5% de teor alcoólico e IBU (índice de amargor) 12.
A Barco Ça Va, medalha de bronze no estilo belga Saison, possui na composição a adição de cominho e coentro. Dourada, opaca e rica em aromas e sabores, tem 6% de teor alcoólico e IBU 30.
Festival Brasileiro da Cerveja começa nesta quarta-feira
O concurso faz parte do Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau. O evento ocorre até sábado (10) no Parque Vila Germânica. A Cervejaria Santa Catarina está presente com as suas três marcas. Os estades da Saint Bier, Barco e Coruja trazem ao público as principais receitas e novidades para 2018.
A Barco apresenta três novas cervejas: A Brazilian IPA Manga, segunda Brazilian IPA, novo estilo de cerveja sugerido pela empresa em parceria com cervejeiros caseiros, a San Martin (American Pale Ale) e a Head Shot (Double India Pale Ale). Os lançamentos trazem a característica da marca de produzir cervejas com adição de frutas e especiarias.
A Catharina Sour, tipologia originária de um movimento das cervejarias catarinenses, foi incorporada este ano ao concurso e ao festival de Blumenau, e a Saint Bier lança sua receita durante o evento. Realizada de forma colaborativa com o Liffey Brew Pub, de Palhoça, a bebida tem como aspecto singular a adição de uva bordô, numa parceria com a Vinícola Borgo, de Nova Veneza.