“Visão, foco e direção são os principais pilares de um bom líder, características que podem e devem ser fortalecidos nos tempos atuais de crise”. Essa foi uma das mensagens da Business Coach da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching) Empresas, Renata Nunes, que falou sobre liderança em tempos de crise em evento promovido pela CDL Jovem de Criciúma na noite desta terça-feira,10. O evento aconteceu na sede da entidade e abordou os sete erros cometidos pelas empresas em relação aos colaboradores que provocam a falta de engajamento e as principais qualidades que um líder de sucesso necessita para reveter esse cenário.
Um dos dados apresentados pela coach foi o que aponta que 86% dos executivos acreditam que são grandes comunicadores, enquanto 71% das pessoas deixam uma empresa por causa dos seus chefes e principalmente por falta de comunicação. Entre as funções apontadas como vitais para a liderança bem sucedida está o planejamento, considerado a mais importante, pois requer visão de futuro para organizar os recursos necessários para realização das tarefas, para formação de equipes habilidosas, capacidade de delegar funções para as pessoas certas e com os recursos certos, supervisão e feedback constante. Entre os principais pontos que provocam a falta de engajamento dos colaboradores estão:
- Falta de direção clara, quando o funcionário não sabe para onde vai, quais são os objetivos, etc
- Falta de feedback , que é muito confundido com crítica. Existe técnica pra fazer feedback, sempre relacionado aos fatos, à performance da pessoa.
- Falta de reconhecimento, pois o reconhecimento demonstra que o colaborador está contribuindo com a empresa.
- Falta de recompensas
- Sobreposição, subposição e contradição de papéis