Todos os sete pretendentes ao cargo compareceram na entidade nesta quarta e quinta-feira
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Criciúma (CDL) recebeu nesta quarta e quinta-feira (28 e 29) todos os candidatos à prefeitura de Criciúma com o intuito de apresentar as principais pautas relevantes para o comércio da cidade. Visitaram a sede da entidade na segunda e última rodada de conversas Rodrigo Minotto (PDT), Chico Balthazar e seu candidato a vice Julio Bittencourt (PT), Júlia Zanatta (PL) e Clésio Salvaro (PSDB) e seu vice Ricardo Fabris (PSD).
Em uma primeira sequência de reuniões, os dirigentes lojistas já haviam se encontrado com Cosme Manique Barreto (PODE), Aníbal Dário (MDB) com a candidata a vice Lisiane Tuon (DEM) e Ederson da Silva (PSTU). Cada candidato teve o mesmo tempo para conversar sobre os pleitos do varejo e também apresentar um pouco dos planos de governo para o próximo mandato.
De acordo com a presidente da entidade, Andréa Gazola Salvalággio esse momento é de extrema importância para o varejo, pois viabiliza o diálogo sobre as demandas latentes do setor. “Nós entregamos um documento a cada um dos candidatos com as principais demandas que afetam diretamente o comércio da cidade e o olhar adequado para esse departamento possibilitará mudanças positivas”, considera.
Para o candidato Rodrigo Minotto a construção conjunta de um planejamento para a cidade é a base de um desenvolvimento que envolve o social, econômico e urbano. “Não é possível governar sozinho, a CDL juntamente com tantas outras entidades de diversos setores da nossa cidade tem o cunho de contribuir para a construção de algo que possa ser executado”, pondera.
O também postulante ao cargo Chico Balthazar frisa que a relação estreita com as entidades da sociedade se torna um canal eficaz para o diagnóstico preciso que fortaleça a economia. “O varejo é um importante meio de geração de impostos para o município e o poder público deve, evidentemente, ser um apoiador dessa parcela da cidade”, completa.
A concorrente Júlia Zanatta também acredita no trabalho conjunto entre o poder público e as entidades da região como forma de executar um plano de governo que contemple as principais demandas latentes da população. “O comércio é um grande propulsor da economia e precisa ter voz e vez dentro da prefeitura para que Criciúma possa ser reconhecida e valorizada”, expõe.
O atual prefeito de Criciúma e candidato à reeleição Clésio Salvaro ressalta que a CDL sempre esteve presente nos momentos necessários para elaboração conjunta das mais diversas ações. “Precisamos estreitar ainda mais essa relação para compartilhar as responsabilidades entre o poder público, os contribuintes e o setor privado”, afirma.
Reivindicações aos candidatos a prefeito de Criciúma
– estimular as ações promocionais coletivas de varejo, participando financeiramente do processo;
– ampliar as ações que gerem atratividade e fluxo turístico em Criciúma;
– criar calendário e plataforma digital promocional de Criciúma, incluindo todas as ações que acontecem na cidade, em todos os segmentos, facilitando a divulgação das datas e o engajamento do comércio.
– Revitalização do centro, incluindo o cuidado adequado das Praças;
– Maior controle do uso da Praça Nereu Ramos, evitando acúmulo de atividades concomitantes, especialmente aos sábados;
– Fiscalização e retirada de ambulantes ilegais.
– Criar ações tipo dia “D” em bairros com serviços ao cidadão, integrando ao comércio.
– Descentralizar atendimento básico de saúde. Postos mais equipados com mais modalidades para melhora a saúde do trabalhador.
– Viabilizar junto ao Governo do Estado a manutenção financeira da Base da Policia Militar do Rio Maina, sem que este serviço tenha custos extras para os cidadãos e os lojistas.
– Efetivar parceria com a Polícia Militar para contratação de mão de obra para o Centro de Monitoramento;
– Implantar as disciplinas de Empreendedorismo, incluindo conhecimento sobre atividades de comércio, e educação financeira na Rede Pública Municipal e realizar parcerias com instituições sociais estabelecidas no município para formação de jovens com conhecimento técnico em Comércio.
– Mobilidade e Transporte:
* Aumentar os horários de ônibus para os bairros e cidades vizinhas, principalmente nos dias de Sábado Mais e horários dos shoppings;
* implantar estacionamento rotativo nos bairros;
* impedir a circulação de caminhões pesados da av. dos Imigrantes
* Instalação de faixas elevadas parapessoas com necessidades especiais, idosos, escolares;
* implantação de rótula no cruzamento da rodovia José Spilere com a Rua Miguel Napoli, acesso para o Distrito Industrial.