Santa Catarina, 4 de julho de 2023 – Uma catarinense de 23 anos aceitou o primeiro grande desafio da carreira profissional e, a convite da JBS, embarcou para uma temporada de trabalho na Austrália. A empresa global de alimentos, por meio do programa JBS Sem Fronteiras, vai levar 1,5 mil colaboradores de unidades brasileiras para trabalhar em operações da companhia no exterior e a jovem Pâmela Berechemviski Steffel está entre os selecionados. Desde abril, ela trocou a Itaiópolis por Melbourne.
O programa institucional envolve oportunidades em diversas funções nas áreas produtivas e administrativas na JBS Austrália. As transferências de colaboradores começaram em abril e vão até dezembro deste ano. Mesmo quem não fala inglês fluentemente pode participar, como é o caso de Pâmela. O Instituto J&F, centro de educação para os negócios do grupo J&F, está promovendo a capacitação no idioma para os participantes. Os selecionados estão embarcando para o território australiano entre abril e dezembro deste ano.
Pâmela classifica a experiência no exterior como “maravilhosa”. “Ter sido escolhida para participar do programa abriu portas para outros sonhos, meus e dos colegas que vivem na cidade em que cresci. Afinal, quem imaginaria que alguém de uma cidade tão pequena conseguiria viver no exterior? Nasci e me criei numa fazenda, trabalhando na roça. Para a minha comunidade, essa conquista foi muito surpreendente”, afirma. Antes de integrar o time australiano da JBS, ela estava entre os mais de 25 mil colaboradores da Companhia em Santa Catarina, números que consolidam a JBS como a maior geradora de empregos no estado.
No Brasil são 140 mil profissionais e ao redor do mundo a força de trabalho soam 260 mil pessoas. “Temos nas cidades catarinenses e em todas as comunidades onde estamos inseridos um vínculo muito forte e, ao mesmo tempo, somos uma companhia global, com uma cultura sólida com o foco de ter as pessoas certas nos lugares certos. Nossa missão é gerar oportunidades de um futuro melhor a todos os nossos colaboradores e, por isso, acreditamos tanto no JBS Sem Fronteiras”, explica Fernando Meller, diretor-executivo de Recursos Humanos da JBS Brasil.
Com o JBS Sem Fronteiras, a Companhia busca reter os seus talentos dentro da organização, aumentar a atratividade das posições produtivas junto as comunidades em que está presente e fortalecer a sua atuação como marca empregadora, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional dentro e fora do Brasil. Os participantes do programa precisam ter Ensino Fundamental completo, ser colaborador da JBS há, pelo menos, 12 meses e ter, no mínimo, dois anos de experiência. Os aprovados no processo recebem todo o suporte da JBS para a mudança de país, obtendo auxílio no processo do visto, compra de passagem, documentação e contrato de trabalho.
“Estamos felizes por poder proporcionar aos nossos colaboradores a oportunidade de se desenvolver e, desta forma, contribuírem cada vez mais para o crescimento da nossa empresa e a disseminação e fortalecimento da nossa cultura”, completa Meller.
A JBS Australia é uma das principais operações da JBS no mundo, respondendo por 9% da receita líquida global da companhia e contando com mais de 14 mil colaboradores. A JBS opera no mercado australiano desde 2007, quando realizou a compra da empresa de bovinos Australia Meat Holdings. Desde então, vem ampliando seus negócios na região por meio de uma série de aquisições, passando a atuar em alimentos preparados, no segmento de cordeiros, suinocultura e aquicultura.
Atuação em educação
O Instituto J&F é um centro de educação para os negócios mantido pelo grupo J&F, holding que controla a JBS. Integrando empresa, família e escola, o Instituto J&F conduz projetos socioeducacionais com foco no aprendizado profissional e prático. Atualmente, o Instituto J&F possui 913 alunos, sendo que 39% das famílias têm renda per capita até 1,5 salário-mínimo.
Sobre a JBS
A JBS é a maior indústria de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 250 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é a maior empregadora. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, e assumiu em março de 2021 o compromisso de se tornar Net Zero até 2040. Isso significa que a JBS vai zerar o balanço líquido das suas emissões de gases causadores do efeito estufa, reduzindo a intensidade das emissões diretas e indiretas e compensando toda a residual. A JBS foi a primeira empresa global do setor de proteína a estabelecer esse compromisso, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.