Carbonífera Metropolitana celebra o Dia da Água com ação de conscientização

Em torno de 20 estudantes da Escola Municipal Prof. Maria Brogni, de Treviso, participaram de uma ação promovida pela Carbonífera Metropolitana em alusão ao Dia da Água, na manhã desta quinta-feira (21).

Na oportunidade, os profissionais da área de Meio Ambiente da empresa conversaram com os alunos, conscientizando-os sobre a importância dos recursos hídricos, para a vida e para o planeta, e realizaram a demonstração do processo de tratamento da água utilizada pela Carbonífera durante o processo de extração do carvão.

O objetivo da ação é despertar nas crianças a curiosidade em volta do assunto e apresentar a elas, de forma lúdica e simplificada, como acontece esse processo na prática, como citou em sua fala, a Geóloga e Coordenadora de Meio Ambiente da Carbonífera Metropolitana, Lisiane Beatriz Dal Mina.

“Apresentamos aos alunos o equipamento ‘Jar Test’ na sala de aula, que simula em pequena escala o tratamento da água e explicamos a eles como a água contaminada é transformada em água limpa novamente, sendo reaproveitada no processo ou mesmo devolvida à natureza. Tudo de acordo com as normas estabelecidas em nossas legislações”, ressaltou.

A Diretora da instituição de ensino, Juliana Salvador, ressaltou que este tema é abordado ao longo de todo o ano por meio de matérias extracurriculares e visitas técnicas oferecidas aos alunos.

“Feliz de quem entende que é através da criança que iniciamos o processo de conscientização. São elas que carregam consigo o poder de transformação e de disseminação do conhecimento”, citou a diretora.

Os alunos tiveram uma oportunidade única de aprendizado, durante a qual puderam absorver conhecimentos e esclarecer dúvidas diretamente com os profissionais. Para o aluno Samuel Cimolin, o momento foi de grandes descobertas.

“Antes, eu não conhecia o processo de purificação da água e o destino dos resíduos do carvão. Agora sei que os resíduos são descartados em locais apropriados, enquanto a água é purificada para reutilização novamente”, finalizou.

A Carbonífera Metropolitana tem como princípio reforçar seus valores voltados para a responsabilidade social e ambiental, através do tratamento de seus efluentes líquidos e da própria água consumida por seus colaboradores.

A água utilizada no processo de beneficiamento do carvão passa pela estação de tratamento onde é removida as principais impurezas. Por mês, a empresa devolve à natureza, 250 milhões de litros de água tratada, o equivalente a 100 piscinas olímpicas.

Os processos de tratamento permitem que o carvão seja produzido e a água utilizada no processo seja descartada dentro dos padrões legais exigidos, contribuindo para melhoria da qualidade do Rio Mãe Luzia.

Dentro do Movimento Nacional ODS, na qual a empresa é signatária desde 2022, a ação é representada através dos objetivos: 6 (água potável e saneamento); 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 14 (vida na água) e 15 (vida terrestre).

Alfa Comunicação e Conteúdo

Pesquisar

Categorias

 

Recentes