Pioneira em projetos de embalagens flexíveis sustentáveis, a Canguru foi convidada para apresentar suas experiências ao mercado nacional durante o Fórum de Impressão Sustentável, nesta terça-feira (10), em São Paulo (SP). A empresa catarinense vai abordar como está se estruturando com ações orientadas à economia circular e desenvolvendo produtos inovadores para o mercado. A palestra será realizada pelo especialista de Marketing da companhia, Taylor Lompa da Silva.
Entre os pontos de destaque que motivaram a Associação Brasileira Técnica de Flexografia e Conversão Digital (ABFLEXO FTA-Brasil) a realizar o convite para a palestra, segundo Taylor, estão as certificações obtidas pela empresa e as embalagens com matérias-primas recicladas. A Canguru foi a primeira empresa nacional do segmento a obter a acreditação internacional de sustentabilidade ISCC Plus, que chancela a indústria catarinense como apta a produzir embalagens a partir de insumos provenientes de reciclagem avançada. “Em um mercado consumidor cada vez mais atento ao impacto ambiental dos produtos que consome, estamos prontos para atender as demandas com as tecnologias mais avançadas que existem”, afirma.
Além da ISCC Plus, conquistada em 2023, a Canguru já possui há alguns anos a certificação ambiental EcoVadis. “A inovação sempre esteve no DNA da nossa empresa, bem como o compromisso de zelar pelo meio ambiente. A cadeia do plástico tem um papel fundamental na vida das pessoas, e precisamos aproveitar ao máximo as possibilidades de este material ser reaproveitado diversas vezes”, destaca.
A inovação mais recente da Canguru envolveu mais três grandes empresas. A empresa capitaneou uma nova etapa do projeto Nutrindo Amor, do Instituto Adimax, produzindo as primeiras embalagens de fraldas geriátricas com PCR (resina pós-consumo, ou seja, matéria-prima processada a partir de embalagens plásticas usadas, descartadas e recicladas). E, para amplificar o número de pessoas impactadas pelo Nutrindo Amor, a empresa conectou a Dow (indústria produtora da resina) e a fabricante de fraldas CCM, fornecedora e cliente. Ao todo, mais de 1 milhão de unidades serão distribuídas a casas de repouso de todo o país.
“Este será um dos cases que abordaremos em nossa palestra, que também apresentará o projeto Greenow, que visa fomentar a inovação sustentável e a economia circular”, antecipa Taylor.