O alto volume de informações, boa parte delas enganosas, com as quais lidamos diariamente tornam o papel dos veículos de comunicação ainda mais importante nas nossas vidas. A necessidade por fontes confiáveis de notícias reforça o papel social do jornalismo e, para os responsáveis por mediar os relatos dos fatos ao grande público se reforça a importância de boas fontes.
E como ser reconhecido como uma boa fonte?
* Com jornalistas, assim como em qualquer relação da vida, a credibilidade, o respeito e a empatia são essenciais. Nesse último caso, vale chamar a atenção: veículos de comunicação têm horários e dinâmicas de trabalho bem diferentes uns dos outros. Há repórteres e produtores trabalhando nas 24 horas do dia. Compreender que se pode receber mensagens ou ligações em horas “malucas” já é um grande começo e mostrar-se disponível traz um grande diferencial.
* Tenha boas histórias para contar. Não há forma melhor de demonstrar a eficiência do seu produto/serviço, o impacto de uma ação interna ou externa, o sucesso de uma iniciativa do que uma pessoa contando como isso melhorou a vida dela. Histórias conectam e jornalistas estão sempre procurando coisas legais para conhecer e levar às suas audiências.
* Números! Jornalista gosta de números! Uma boa reportagem envolve a maior quantidade de dados relevantes possível sobre o assunto. Quanto mais informações você tiver, o repórter vai conseguir entender e tangibilizar melhor a história que você quer mostrar ou os argumentos que defende.
* Clareza, objetividade e o máximo de simplicidade possível ao dar alguma informação também vai fazer você ganhar o coração dos jornalistas. É importante entender que os repórteres e comunicadores são generalistas, em casos raros têm especialização para falar no assunto. Portanto evite termos técnicos, anglicismos desnecessários (uso de palavras em inglês quando há significado em português). Converse como se estivesse com um amigo ou parente que nunca ouviu nada a respeito do que você fala.
* E, depois de dar entrevista, sempre coloque-se à disposição do repórter para tirar eventuais dúvidas que possam aparecer quando for escrever ou editar a matéria.
Essas dicas colocadas em prática vão fazer você ganhar muitos pontos com os produtores de notícia.
A construção desse relacionamento com os jornalistas e veículos de comunicação tem na assessoria de imprensa uma ferramenta essencial. Esse serviço de “meio de campo” tem como missão ajudar as duas pontas – repórteres e as organizações.
Aos repórteres, a assessoria de imprensa busca fomentar e fornecer informações do cliente que interessam às suas audiências, por meio de sugestões de pautas (em forma de conversa direta, envio de release ou nota). Do lado das empresas, instituições e profissionais liberais, transformar-se em notícia amplia a comunicação com ses públicos de interesse, com ganhos de exposição de marca e sobretudo reputação/autoridade.
Artigo por João Pedro Alves.