Outubro Rosa: informações nunca são demais!

O Outubro Rosa é um movimento mundial que tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No Brasil, o movimento começou a ganhar força ainda nos anos 90 e com razão, afinal, a doença é a que mais acomete mulheres de todas as idades no país. Principalmente para quem possui casos na família, é um assunto que sempre desperta receios e maior necessidade de monitoramento.

E justamente por ser uma campanha antiga e reforçada todos os anos, é comum ouvirmos que o assunto parece difícil de ser trabalhado nas empresas, por parecer repetitivo e óbvio. Porém, quando se trata de prevenção, sabemos que informações nunca são demais. Não deixe a data passar em branco, uma orientação, um estímulo, uma conversa pode resultar no diagnóstico precoce, aquele que aumenta muito as chances de tratamentos e cura.

Até mesmo para empresas que possuem no quadro de colaboradores mais homens que mulheres, a campanha é importante de ser realizada porque a maioria dos homens convive com alguma mulher, seja ela esposa, mãe, filha, sobrinha…Assim, os homens ficam informados e perdem a timidez para falar do assunto.

Aderir e promover a campanha Outubro Rosa no ambiente de trabalho também é uma forma de demonstrar a responsabilidade social. As organizações que abraçam a causa têm a oportunidade de engajar seus funcionários, clientes e comunidades de maneira significativa.

Separamos algumas ações que podem ser realizadas na empresa:

Orientações

Esse é um  momento de educação e conscientização, então é importante repassar informações corretas e seguras aos colaboradores. Temas como a importância da campanha, formas de prevenção, como realizar o autoexame e quais especialistas devem ser procurados em caso de dúvidas, podem ser abordados de diferentes formas. Mesmo que você tenha feito isso no ano anterior, é importante lembrar que novos funcionários entraram na empresa e as mulheres precisam ser incentivadas a fazer o autoexame com frequência. Algumas dicas:

  • Cartilha informativa impressa ou digital;
  • Envio de informações por e-mail, whatsapp e demais ferramentas usadas internamente;
  • Palestra com especialista;
  • Workshops e dinâmicas;
  • Divulgação de links e telefones úteis, etc.

Nesse link (https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2023/outubro-rosa) existem algumas cartilhas que podem ser usadas com fontes de dados.

Dia Rosa (Pink Day) e decoração temática:

19 de outubro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. Essa data pode ser convidativa para ser o marco da campanha. A empresa pode ser decorada com balões, laços, iluminação rosa, entre outras possibilidades e os colaboradores podem usar alguma peça de roupa rosa neste dia. Além de render fotos bonitas, o movimento coletivo é importante para incentivar a colaboração com a causa.

Varal do Bem

Em um ambiente coletivo (refeitório, cantina, sala de descanso, corredor, relógio-ponto…) você pode instalar um varal feito com cordão e ganchos e disponibilizar cartões na cor rosa para que as pessoas deixem mensagens positivas ou até mesmo compartilhem histórias inspiradoras com os demais colegas. Essa ação pode render resultados surpreendentes. A ação pode ser feita em um mural também, e até de forma online.

Momento do autoconhecimento

Prepare um ambiente acolhedor e propício com almofadas, luzes, músicas e aromas adequados. Reúna grupos de mulheres ao longo do mês para uma roda de conversa. Convide um profissional para falar da importância do autoexame das mamas, que pode ser feito diariamente no banho, e também do autoconhecimento, essencial para uma vida equilibrada. Um brinde temático pode ser entregue ao final da ação.

Acesse o nosso calendário do RH e fique atento a todas as campanhas do ano.

Artigo por Tatiani Longo.

Alfa Comunicação e Conteúdo

Pesquisar

Categorias

 

Recentes