O que foi criado para dinamizar o desenvolvimento de softwares ganhou o mercado e trouxe colaboração para todo o ambiente corporativo. As metodologias ágeis são um conjunto de práticas e filosofias que visam aumentar a agilidade e a eficiência dos processos e podem também auxiliar na comunicação interna. Elas têm se mostrado extremamente eficazes em ajudar equipes a se adaptarem a mudanças e a entregar resultados de maneira mais rápida e eficiente.
Aplicar metodologias ágeis na construção do plano de comunicação interna pode trazer inúmeros benefícios e vamos listar os principais abaixo:
Flexibilidade: as metodologias ágeis permitem que equipes sejam flexíveis e se adaptem facilmente a mudanças. Com as necessidades de comunicação em constante evolução, é fundamental que a empresa responda rápido a estas mudanças e a colaboração das equipes no processo vai agilizar ainda mais este movimento.
Colaboração: as metodologias ágeis incentivam a colaboração e o diálogo aberto entre as equipes, o que é fundamental para o sucesso de qualquer canal de comunicação interna. Elas permitem que todos os envolvidos tenham voz e vez, o que ajuda a garantir que todos os pontos de vista sejam considerados.
Foco no valor: as metodologias ágeis se concentram na entrega de valor ao usuário final. Quando se trata de comunicação interna, o cliente é o próprio colaborador. Ao se concentrar no que é realmente importante para os colegas de trabalho, as equipes podem garantir que os canais de comunicação sejam eficientes e efetivos.
Mais engajamento: ao participar do processo de construção do plano de comunicação, opinando sobre os possíveis e melhores canais, o grupo participante da dinâmica se torna aliado no sucesso do processo.
Empatia: ao estar ao lado de colaboradores de outras áreas da empresa, o profissional passa a entender o ponto de vista de outros setores. Este movimento gera empatia e uma maior integração entre as equipes.
Aqui na Alfa Comunicação e Conteúdo, desenvolvemos uma metodologia ágil para a criação do plano de comunicação interna. É uma dinâmica em que participam 25 pessoas, separadas em cinco grupos, avaliando a comunicação interna atual, a desejada e, por fim, fazendo um exercício criativo de novas ideias para a CI. Nossa experiência com esta dinâmica mostra que é preciso atenção para alguns pontos e que farão diferença em todo o processo.
- Pluralidade: quanto mais pluralidade nos grupos, melhor para a experiência. Profissionais de diferentes áreas, funções, unidades, faixa etária, tempo de empresa têm vivências diferentes que vão representar o grande grupo formado por todos os colaboradores da companhia.
- Ambiente de confiança: é preciso que as pessoas se sintam à vontade para compartilhar suas experiências, opinar e dar ideias. Por isso, os gestores de RH e líderes que participarão da dinâmica precisam estar abertos a ouvir. Qualquer objeção pode interromper o processo de colaboração e criatividade. A participação do facilitador, criando este ambiente de confiança, será fundamental.
Se você quer saber mais sobre a metodologia ágil desenvolvida pela Alfa Comunicação e Conteúdo para a construção do seu plano de comunicação interna, entre em contato conosco.
Artigo por Andressa Fabris.