Com certeza você já ouviu falar que “quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo? Investir em comunicação é fundamental em um mercado cada vez mais concorrido, tanto para dar visibilidade à marca, quanto para construir uma boa imagem diante dos fornecedores, colaboradores e, especialmente, clientes.
Lembre-se: Comunicar é muito mais que o simples ato de falar, de se mostrar. É diminuir ruídos e especulações dos públicos interno e externo; é criar uma imagem positiva; é oferecer mais transparência entre empresa e mercado.
Mas como tornar isso possível em um mundo onde informações surgem a todo instante, muitas vezes de forma distorcida e sem nenhum embasamento legal?
Uma das formas é investir em Assessoria de Imprensa – o braço da comunicação que mantém vivo o relacionamento da organização com a imprensa em geral! Por meio dela, os veículos (sejam eles jornais, portais, emissoras de rádio e TV, revistas, etc) recebem conteúdos editoriais com valor-notícia que interessam a sociedade e ainda auxiliam os jornalistas na cobertura de determinado setor. E são estes conteúdos, quando produzidos com qualidade, que ajudam a empresa a se posicionar como uma “fonte”, como referência no assunto tratado.
Atualização a todo tempo
No Brasil, o trabalho de Assessoria de Imprensa remonta às décadas de 1960 e 1970, e desde então vem se adaptando aos mais diferentes cenários. Hoje, com novas tecnologias e meios de comunicação, o serviço se adaptou à realidade, exigindo, do assessor, não apenas criatividade, mas também sabedoria no processo de abordar, conduzir, noticiar, ter contatos, ética, clareza e, principalmente, saber diferenciais e interpretar notícias e acontecimentos.
É pela qualidade e pela constância do trabalho de Assessoria de Imprensa que a empresa vai ganhando cada vez mais espaço na mídia, melhorando sua imagem e levando seus valores até a sociedade.
Abaixo seguem alguns pontos a serem considerados na hora de elaborar um plano de assessoria. Avalie a necessidade da sua empresa e pense na possibilidade de, por meio de um estreitamento de relações com a imprensa, torná-la referência em sua área de atuação:
Trace objetivos
O primeiro passo é analisar qual o objetivo final a ser conquistado com o trabalho da Assessoria de Imprensa. A partir disso, é possível estruturar o planejamento, detalhando quais públicos deverão ser alcançados e quais as pautas serão abordadas a fim de obter os resultados desejados.
Estabeleça o público
É fundamental identificar o público-alvo de cada produto e serviço oferecido pelo cliente para que as estratégias sejam certeiras. Assim, será possível disparar os conteúdos que atraiam as pessoas que possuem o perfil de interesse e afinidade com o ramo de atuação do negócio.
Identifique os veículos estratégicos
Liste os veículos estratégicos de acordo com o segmento de atuação e o perfil do público-alvo do negócio. Essa lista será a base para o desenvolvimento do mailing de contatos que receberá os releases com os conteúdos produzidos.
Com a ascensão do meio digital, a Assessoria de Imprensa também expandiu para a comunicação com os influenciadores digitais, que possuem grande poder de influência sobre a população.
Artigo por Samira Pereira.