No dia a dia de uma empresa, surgem diversos temas e assuntos que precisam ser informados aos colaboradores. Uma decisão do sindicato patronal, o início de um projeto de Endomarketing, a mudança de um processo ou a chegada de um novo colaborador. Caso não haja um processo de comunicação interna bem estabelecido, as informações ficam perdidas e os colaboradores mais ainda. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a entender o que é e principalmente, o que não é Comunicação Interna:
O que NÃO É comunicação interna:
- Site/Blog: O site da empresa é uma grande vitrine para o mundo. É ali que estarão as principais informações sobre contato, serviços, localização e história. E se tiver um blog, é esse espaço que você utilizará para conversar e atrair os clientes. Eventualmente é importante publicar alguma notícia relacionada ao ambiente de trabalho, mas é importante frisar que isso não é comunicação interna e sim, ação de marca empregadora uma vez que a visibilidade é externa.
- Instagram: A rede social para compartilhamento de fotos e vídeos tem grande adesão do público em geral, mas nem por isso, a empresa deve entendê-lo como canal de comunicação interna. A não ser que seja criado um perfil fechado que somente para os colaboradores, com linguagem e publicações direcionadas a eles.
- Linkedin: A maior rede profissional para networking e negócios também deve ser usada com estratégia para atrair novos talentos profissionais e criar referência para a empresa e não com ação de comunicação interna.
- Veículos de comunicação: divulgar a notícia em rádios, jornais ou portais da internet não deve fazer parte da estratégia de comunicação interna. Pelo contrário, sempre faça a comunicação interna antes de divulgar qualquer informação externamente. Não espere que o colaborador busque a informação nas redes sociais ou em outros canais externos. Ele precisa ser comunicado de forma adequada, para que faça sentido para ele e de preferência, que ele não fique sabendo do assunto através de terceiros.
O que É Comunicação Interna:
- Lideranças: Os líderes costumam ser o canal mais atrativo para o colaborador se informar. A conversa direta tem muito potencial, gera confiança e ainda permite a análise da recepção da informação, seja ouvindo opiniões ou mesmo analisando expressões faciais, por exemplo. Treinar os líderes para a comunicação é essencial para manter o fluxo da comunicação interna.
- Intranet: Ótima alternativa para disponibilizar folha de pagamento, informações sobre o cartão ponto, férias, aniversariantes, entre outros. Quando o ambiente pode ser personalizado, o canal torna-se ainda mais atrativo.
- E-mail: Por ser uma ferramenta de fácil uso e ideal para registro oficial da informação, acaba sendo o principal meio de comunicação das empresas. O problema é que o fluxo acaba sendo gigantesco e tudo com o senso de urgência. Por isso, é preciso tomar cuidado para não banalizar o canal e pensar em formas atrativas para informar através dele.
- Murais: Considerado ultrapassado por muitas empresas, é ainda uma ferramenta extremamente potente, principalmente quando utilizada como apoio e complemento de outros canais internos.
- Ferramentas de mensagens instantâneas: Grupos de WhatsApp, Slack e Skype, por exemplo, podem ser interessantes no sentido de agilizar o contato entre os colaboradores e a divulgação de informações rápidas e urgentes.
- Publicações: Newsletter, boletins, revistas e jornais são ótimas opções para trabalhar as informações e projetos de forma diferenciada, com uso de recursos visuais como fotos, gráficos e cores.
- TV Corporativa: Principalmente em indústrias onde os colaboradores não conseguem acessar e-mails ou outros canais de comunicação, a TV surge como um recurso útil, acessível e bastante eficiente para engajar esses públicos.
- Rede Social Corporativa: Atual e moderna, essa opção cai no gosto dos colaboradores pela facilidade de uso e também de interação. Além de fotos, a ferramenta permite vídeos, enquetes, quizzes, entre outras opções para divulgar e engajar.
Artigo por Tatiani Longo.