A Comunicação Interna é essencial para o colaborador executar suas tarefas e se sentir parte da família. E para que todos os benefícios ocorram, a comunicação deve ser feita de forma clara e, principalmente, acessível. Sendo assim, o instagram não é a ferramenta ideal para isso.
Isso porque o instagram é uma rede de conexão com clientes e fãs, além de propaganda de serviços, de produtos e seus benefícios. E, dependendo do ramo da empresa, o conteúdo pode variar. Por exemplo uma loja de pets, o foco é a melhor ração, promoções, dicas de passeio… Como impactar o colaborador sobre a empresa quando o conteúdo é voltado especificamente para clientes?
A única forma dessa rede ser criada para a Comunicação Interna, seria um perfil fechado para os colaboradores, com linguagem e publicações direcionadas a eles. Mas, será que um conteúdo importante deveria ficar no meio de fotos de amigos, reels de culinária, humor, notícias do mundo e política? Será que uma empresa deve depender do algoritmo da rede social para entregar informações à equipe? Talvez a mensagem seria facilmente esquecida ou ignorada, certo?
Aqui na Alfa, analisamos a experiência dos canais de comunicação já utilizados na empresa para compreender as melhores conexões de comunicação interna. E, assim, validar as mais eficientes e que diminuam o máximo de ruído entre o comunicado e o colaborador.
Artigo por Guilherme Laitano.