O ciclista e atleta de alto rendimento Ilson Júnior busca se tornar o primeiro ex-tetraplégico a conseguir correr. A luta para conquista do feito inédito substitui uma luta pela vida iniciada em 2016 depois que um grave acidente tirou o campeão das pistas ao deixá-lo sem movimentos de braços e pernas. “Os médicos diziam que seria um milagre se eu sobrevivesse, mas eu não só sobrevivi, eu venci a tetraplegia”, comemora Ilson Júnior. A história de vida e superação que hoje inspira pessoas de todo Brasil será contada em uma palestra beneficente na Acic, na próxima quinta-feira (27), às 19 horas. Os participantes vão ouvir insights sobre “como utilizar a superação e a alta performance’ para melhorar relacionamentos e produtividade”.
A palestra beneficente é uma realização do Bairro da Juventude, com apoio da Associação Empresarial de Criciúma, Alfa Comunicação e Conteúdo e Bossa Experiências Criativas. A entrada será franqueada por um quilo de alimento não perecível que será destinado ao Bairro. As inscrições podem ser feitas de forma online (https://topedindoingressos.com.br/e/sobre-rodas-27_06 ).
“Assim como o Ilson, o Bairro da Juventude também é movido por superação, dia após dia. Estamos imensamente felizes em recebê-lo em nossa cidade e também em nossa instituição, já que ele fará uma visita em nossa entidade para um bate-papo com os jovens dos cursos profissionalizantes. Convidamos a todos que participem. Além de ser uma palestra motivadora você vai poder contribuir com a alimentação das nossas 1,6 mil crianças e adolescentes atendidos”, disse a coordenadora de mobilização de recursos do Bairro das Juventude, Viviane Hofman.
Disciplina e superação
Anos após o acidente, Ilson conta como a disciplina, o esporte e o preparo físico salvaram sua vida em um livro intitulado Sobre Rodas: A História da Reinvenção da Vida. O assunto também é tema das palestras que ministra e de um documentário. “Servir a vida das pessoas através dos exemplos do que fiz na prática, ao longo de toda esta jornada, compartilhando através do meu documentário, palestras e livro, é o propósito da minha vida”, destaca.
O atleta já conseguiu recuperar mais de 85% dos movimentos, mas ainda está em tratamento focando a movimentação completa dos membros superiores e possibilidade de voltar a correr.