Um Festival de Experiências dentro do Congresso Catarinense de Gestão de Pessoas (Concarh) envolve os participantes do evento em um tema colocado entre as prioridades de lideranças e profissionais de recursos humanos de todo o mundo para 2023: a comunicação. O conjunto de dinâmicas sensoriais promovido no evento pela Alfa Comunicação e Conteúdo reforça o posicionamento da agência como especializada em comunicação interna e endomarketing. Considerado o maior encontro de profissionais e executivos de RH do Sul do Brasil, o congresso ocorre nesta quinta (13) e sexta-feira (14), no Centro Sul, em Florianópolis.
O levantamento das prioridades dos gestores de talentos em todo o mundo foi promovido pela consultoria global Great Place to Work (GPTW). Nele, 29% dos profissionais de RH apontaram a comunicação interna como prioridade. À frente desse tema, apareceram somente a capacitação de lideranças, com 50,8%, e a cultura corporativa (34,8%). “Essa necessidade está cada vez mais sendo percebida pelas lideranças em razão da necessidade de alinhamento de informações para todas as equipes, bem como os benefícios de uma comunicação interna eficiente, como o engajamento interno, a motivação, a cultura da colaboração e a produtividade”, enfatiza a diretora da Alfa Comunicação e Conteúdo, Andressa Fabris.
O festival
Com o objetivo de envolver os mais de 3 mil participantes do Concarh na temática da comunicação e provocar interações, o Festival de Experiências de Comunicação envolve dinâmicas criativas e brincadeiras.
O Termômetro do Networking convida as pessoas a deixarem seu contato em uma caixa e pegar nesse recipiente um contato de outro profissional que também visitou o estande. Na Caixa da Colaboração o congressista escolhe uma palavra, coloca a mão dentro sem enxergar o que tem dentro e, com ajuda de um colega, é guiado para a bolinha com a palavra desejada. A experiência Ruídos na Comunicação convida o participante a colocar um fone de ouvido e assistir uma gravação dupla, mostrando o quanto a comunicação atravessada por ruídos pode ser prejudicial. Ao final, quem participa das dinâmicas gira a roleta e leva um brinde que estende a experiência para os sentidos como olfato e paladar.
”Buscamos trazer para o Concarh a importância de se comunicar bem de um jeito envolvente e divertido, conforme a nossa forma de ser e trabalhar. O resultado tem sido incrível com a adesão das pessoas”, comenta a diretora da vertical Comunicação Interna e Endomarketing da Alfa, Tatiani Longo.
Diretora da agência na programação de palestrantes
A temática da comunicação também pauta a programação do Concarh, por meio de uma palestra proferida pela jornalista e diretora geral da Alfa, Andressa Fabris, na tarde desta quinta-feira (13). A executiva com 30 anos de mercado fez uma exposição denominada “Comunicação Interna – como engajar pela colaboração”. “Cada organização tem uma cultura, realidades e cenários próprios. As estratégias e os conteúdos de comunicação precisam ser pensados estrategicamente para serem eficientes e gerarem os resultados esperados”, apontou.