Agroponte: JBS promove palestra sobre Biosseguridade

Evento integra programação paralela e acontece no dia 20/08 no Teatro Elias Angeloni

Destacada e reconhecida em todo o mundo, a avicultura brasileira chegou a este patamar devido à Biosseguridade que são as medidas rigorosas e controles sanitários necessários durante todo o processo que envolve a criação, o abate e o corte do frango. O assunto será tema de uma palestra que a JBS Foods promove, em parceria com a Plasson, na programação paralela da Agroponte. O assunto reunirá avicultores de toda região no dia 20 de agosto, às 15 horas, no Teatro Elias Angeloni. Assuntos como a evolução genética das aves no Brasil e dicas para melhorar o rendimento do aviário também serão debatidos.

O Médico Veterinário da JBS, Jurandir de Moura Júnior, explica que a Biosseguridade é um conjunto de boas práticas agropecuárias desempenhadas principalmente para preservar a vida, a saúde e a produtividade dos rebanhos avícolas minimizando a entrada e a disseminação de enfermidades. “Um bom programa de biosseguridade é indispensável para manter a saúde dos plantéis através de ações preventivas que por final assegurar uma melhor qualidade da carne para o consumo humano. Essas boas práticas são dependentes de muitos fatores, desde uma boa estrutura nas granjas com a proteção necessária para impedir a entrada de outros animais como pássaros, até limpeza diária do local com as devidas higienizações e desinfecções”, exemplifica.

Essa conscientização deve partir de todos os envolvidos no processo, por isso a importância de debater o tema entre os avicultores. Atualmente, a JBS Complexo Sul possui parceria com 753 avicultores integrados. Segundo Jurandir, esses cuidados, apesar de rigorosos são essenciais para prevenir doenças como a Influenza Aviária, por exemplo. “As principais vias de disseminação da Influenza Aviária ao redor do mundo são através de aves migratórias, pessoas e equipamentos. Existe um alto risco da entrada de influenza no Brasil pelo retorno das aves migratórias que foram para os EUA no início do ano e estão regressando para o país a partir do mês de Agosto de 2015, sendo que já houve registro da doença nos Estados Unidos esse ano. Portanto, nossa atenção deve ser redobrada”, enfatiza o Médico Veterinário lembrando que doenças causam perdas produtivas muitas vezes irreparáveis aos agricultores.

A entrada para a palestra é gratuita e mais informações podem ser obtidas pelo site: http://www.nossacasa-sc.com.br

Pesquisar

Categorias

 

Recentes