Contribuir com ações que gerem impacto na comunidade é um dos propósitos do cooperativismo. E foi por meio do Dia C, um movimento nacional que mobiliza cooperativas de todo o Brasil em manifestações coletivas de cooperação e voluntariado, que a Acentra, cooperativa filiada ao Sistema Ailos, promoveu ações em todo o sul do estado. Ao todo, foram 12 atividades realizadas que geraram impacto em mais de 4 mil pessoas.
“Temos como objetivo, por meio do Dia C, estimular as equipes a realizarem ações de voluntariado durante todo o ano, incorporando o trabalho voluntário na cultura da nossa cooperativa, a Acentra, revigorando a essência do cooperativismo e colocando em prática o 7º Princípio Cooperativista – Interesse pela Comunidade”, destaca Marcos Ross, analista de relacionamento com o cooperado da Acentra.
Segundo ele, este ano, a ação teve o intuito de reforçar a autonomia dos Pontos de Atendimento em ações de voluntariado. “Cada Posto de Atendimento e áreas da Sede puderam sugerir e realizar sua própria ação do Dia C. Cada um mapeou a necessidade e realizou ações que foram desde visitas a lares de idosos e a casas de apoio a crianças em vulnerabilidade social até limpeza de praças, por exemplo”, relembra o analista.
Foram beneficiados com a ação a Prefeitura de Criciúma, Asilo Rede Viva, Prefeitura de Içara, Abrigo dos Velhinhos de Tubarão, Casa da Infância, Asilo Casa Lar Especial Valente de Davi, Casa Lar Irmã Carmen, Asilo São Vicente de Paulo, Associação Beneficente Nossa Casa, uma família carente em Braço do Norte, Comunidade de Sombrio e APAE de Orleans.
Canteiro no bairro São Domingos ganha novas cores
Uma das ações promovidas foi a revitalização de um canteiro de jardim em frente à casa paroquial do bairro São Domingos, em Criciúma. Ao todo, cinco pessoas participaram diretamente da ação, que foi bem recebida pelo bairro, inclusive pelo padre da comunidade. “Nos sentimos muito gratos e ficamos felizes em ver essa atitude nobre dos funcionários da Acentra. Eles tiveram um olhar de caridade para com aquilo que é de uso da comunidade. Sendo assim, fizeram a tríplice atitude: ver, projetar e executar. E que isso sirva de exemplo para outras pessoas se motivarem a ter um cuidado e zelo maior por aquilo que Deus confiou ao nosso cuidado”, comemora o Padre Antoninho Rossi.
Para Daiana Garcia, agente de negócios da Acentra, a ação trouxe benefícios à comunidade, assim como aos voluntários. “Foi uma experiência prazerosa, um momento de colocar as mãos na terra e desacelerar um pouco. Acredito que o investimento em ações como essa só traz benefícios, tanto para quem os recursos forem destinados quanto para nós, como pessoas e como empresa. Quando espalhamos solidariedade, diminuímos a desigualdade e incentivamos outras pessoas a fazerem o mesmo. Fico feliz em ter participado e dividido meu dia com a comunidade da Quarta Linha. Agradeço também pelo incentivo que recebemos de nossa cooperativa, a Acentra, que nos proporciona essas experiências”, relata.