Com sede no município e atuação no Sul Catarinense, cooperativa conta com 33 mil associados e mais de R$ 290 milhões em ativos
A Acentra, cooperativa de crédito associada ao Sistema Ailos, abriu as portas do seu novo posto de atendimento no bairro São Luiz, em Criciúma, em um evento na manhã desta quinta-feira (26). O espaço fica no mesmo endereço anterior (Av. Santos Sumont, 1732), porém com uma área ampliada de 110m² para 500m². O ato de entrega da estrutura contando com a presença de autoridades, cooperados e comunidade em geral.
A partir de agora, os aproximadamente 3 mil associados da Acentra vinculados ao posto de atendimento do bairro São Luiz terão à disposição um ambiente maior e mais moderno, dividido em dois andares e áreas distintas para pessoa física e jurídica. A estrutura também inclui auditório, sala de reunião, espaço de café, espaço kids, caixa eletrônico com funcionamento até as 22h, e outros. A ideia, conforme o presidente da instituição financeira, Dic Freire, confirma um dos princípios cooperativistas do Interesse pela Comunidade.
“Enquanto os bancos convencionais estão fechando unidades, nós do sistema cooperativista estamos abrindo locais de relacionamento com o cooperado. Esse contato pessoal, embora a tecnologia seja muito presente na vida de todos, continua imprescindível para que possamos oferecer as melhores soluções”, pontua o presidente.
Contando, hoje, com mais de R$ 290 milhões em ativos e atuando em 34 municípios no Sul catarinense, a cooperativa atua com soluções financeiras viáveis para pessoas físicas e jurídicas. Entre as vantagens de ser tornar sócio está a participação ativa nas tomadas da decisão da instituição, a distribuição das sobras, o juro sobre o capital e outras deliberações estratégicas.
“Por meio da Economia da Cooperação, todo recurso movimentado na Cooperativa fica na própria região, fortalecendo a economia local. No caso do bairro São Luiz, percebemos uma localidade que vem crescendo e sendo desenvolvida, por isso realizamos esse investimento para acompanhar a demanda de uma das principais regiões de Criciúma”, aponta a diretora executiva da Acentra, Tatiana Duzzioni Viana.
Sobre a Acentra
A Acentra iniciou as atividades em 1999, motivada pela união de 42 colaboradores do Grupo Cecrisa. Aos poucos, a instituição financeira foi expandindo e surgiu a necessidade de entrar para o modelo de livre admissão. Depois de 18 anos de atividades, a então Cecrisacred se transformou em Acentra – uma mudança que refletiu no seu crescimento, modernização e ampliação da área de atuação.
Hoje a cooperativa possui 10 pontos de atendimento espalhados pelo Sul do Estado, com um total de 33 mil cooperados. Número, este, que cresce constantemente, frente aos benefícios oferecidos.
Fotos; Maykol Cardoso/Notuurno.com