Planejamento estratégico e execução pautam evento do Polo ACATE CETUS

O desafio de tirar do papel os objetivos estipulados nos planejamentos estratégicos das empresas mobilizou um bate-papo aberto e gratuito promovido pelo Polo ACATE CETUS, regional Sul da Associação Catarinense de Tecnologia, na noite desta quinta-feira (20), no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO).  A talk teve como convidado especial o especialista Tiago Azevedo, fundador da Sinplea Telecom e da Solutaas Consultoria. Com quase 20 anos de experiência no mercado, Azevedo compartilhou insights sobre o hiato existente entre a estratégia e a execução dentro das empresas.

Durante a palestra, Azevedo destacou que não há um modelo ideal de planejamento estratégico e há diversas metodologias aplicáveis para as organizações conforme as estruturas, porte, segmento de atuação e também perfil da equipe. Segundo ele, um dos primeiros passos para um planejamento eficiente é a definição da identidade organizacional, incluindo posicionamento, missão, visão de futuro, propósito e valores. “É fundamental saber para onde se quer ir antes de estruturar uma estratégia para alcançar esse objetivo”, ressaltou.

Outro ponto abordado foi a importância de estabelecer metas alcançáveis. Azevedo alertou que definir objetivos excessivamente ousados pode desestimular a equipe. Além disso, ele reforçou que envolver diversos setores no processo estratégico contribui para disseminar os objetivos dentro da empresa, fortalecer o engajamento dos colaboradores e formar novas lideranças.

Após definir a visão de futuro, a organização deve estruturar a estratégia para alcançar suas metas. Entre as ferramentas mencionadas pelo palestrante estão a metodologia OKR (Objectives and Key Results), que permite o monitoramento de indicadores, e a análise SWOT, utilizada para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Para Azevedo, o planejamento estratégico deve ser um processo dinâmico dentro da empresa. Ele enfatizou a necessidade de apoio da alta gestão para garantir a implementação das ações, além da comunicação contínua das diretrizes para toda a equipe. “Planejamento tem que ser algo vivo dentro da empresa. É essencial definir quais informações comunicar, utilizar ferramentas de acompanhamento e alinhar as estratégias com ações de endomarketing, eventos internos e rituais que reforcem os objetivos organizacionais”, afirmou.

O evento reforçou a importância do alinhamento entre estratégia e execução, proporcionando aos participantes um momento de aprendizado e troca de experiências sobre gestão e inovação no ambiente corporativo, destacou o vice-presidente Financeiro do polo ACATE CETUS, Rodrigo Grassi. “Indo ao encontro da temática abordada, esse encontro para a nossa associação coloca em prática o propósito de estimular conteúdos relevantes para a comunidade de tecnologia da região e promover troca de experiências e networking entre as pessoas que participam. Tivemos uma noite muito produtiva e inspiradora”, destacou.

Alfa Comunicação e Conteúdo

Pesquisar

Categorias

 

Recentes