Com o tema “O Futuro é Diálogo” o RH Comunica de 2024 trouxe os convidados André Marchioro, CEO da Ema Software, e Rodrigo Chaves, Head de Comunicação, Cultura, DHO e Diversidade da La Moda, para apresentar seus cases sobre diálogo e inclusão nas empresas. O encontro foi realizado online e gratuitamente pela Alfa Comunicação e Conteúdo, com o objetivo de fomentar reflexões sobre a importância da comunicação nas organizações.
Durante o evento, foram discutidas várias questões relacionadas à cultura, empatia, equidade, diversidade e inclusão. Andressa Fabris, jornalista e diretora da Alfa Comunicação e Conteúdo, também apresentou no encontro os resultados de sua pesquisa regional sobre os conflitos geracionais dentro de empresas, e as soluções sugeridas para melhorar a comunicação intergeracional nas organizações.
André Marchioro abriu o evento discutindo os benefícios de priorizar o bem-estar dos colaboradores, adotando uma cultura que coloca conexões humanas à frente de processos. “O problema da maioria dos empresários é a gestão de pessoas. Não adianta criar uma cultura onde você não faz o que fala”, ressaltou André. Para ele, a falta de empatia das gerações mais velhas com as mais novas é uma das principais causas de conflitos. Como uma iniciativa para integrar as diferentes gerações no ambiente corporativo, André apresentou o case “Encontro de Gerações”, um comitê semanal de diversidade que preza discutir os problemas do dia a dia dos colaboradores e propor melhorias dentro da empresa. Ele destaca também a celebração de conquistas como uma das principais maneiras de reforçar a cultura organizacional e promover um bom ambiente de trabalho, onde o esforço dos colaboradores é reconhecido.
Rodrigo Chaves, Head de Comunicação, Cultura, DHO e Diversidade da La Moda, apresentou o case “Diverso Somos”, programa reconhecido com o Prêmio Ser Humano da ABRH. A iniciativa visa promover a inclusão e valorizar a diversidade no ambiente corporativo, abrangendo grupos minorizados de forma equitativa e criando um espaço onde os colaboradores se sentem vistos e valorizados. Por meio do “Diverso Somos”, a La Moda realizou vários encontros sobre temas como racismo, autismo e anticapacitismo, além de treinamentos voltados à liderança. Rodrigo destacou que a inclusão beneficia a todos e que a educação é essencial para lidar com questões relacionadas à raça, gênero, PCD, LGBTQ+, gerações e outros aspectos de interseccionalidade. “Se você não se sente bem-vindo, você não colabora”, enfatizou, reforçando a importância do coletivo e das experiências diversas para a evolução organizacional.
A pesquisa realizada por Andressa Fabris revelou que apenas 20% das empresas na região têm diálogos sobre gerações e tentam minimizar conflitos, e somente 19% dos colaboradores acham que a liderança está preparada para lidar com desafios na comunicação intergeracional. Além disso, 51,8% dos participantes apontaram que a ausência de treinamentos específicos é um fator crítico na gestão de conflitos, o que reforça a necessidade das organizações de investir em capacitações para preparar líderes e equipes a enfrentarem os desafios da comunicação intergeracional.
O RH Comunica é uma iniciativa da Alfa Comunicação e Conteúdo, agência que completa 20 anos em 2025. A empresa atua nas áreas de Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna e Endomarketing na região Sul de Santa Catarina, atendendo clientes locais e nacionais.
“O RH Comunica é uma forma que a gente tem de levar conhecimento e questões que são importantes para a comunicação interna aos nossos clientes, parceiros e convidados. Ele faz parte de um conjunto de ações da Alfa que envolve promover relacionamento, conhecimento, e levar informações sobre inovação para as empresas.” Comenta Andressa. “Além do RH Comunica nós temos o Bench, também voltado aos profissionais de comunicação interna e RH, que é uma visita de benchmarking para conhecer boas práticas em outras empresas, temos também o Encontro CEO, e muitas outras iniciativas para fomentar conhecimento, inovação, e relacionamento, com leveza e diversão.”