A cerimônia de formatura na noite desta quinta-feira (26) celebrou o aprendizado do ofício de pintor a 14 participantes do Projeto Reconstruindo a Cidadania, promovido pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) em uma parceria com a Tintas Farben e o Bairro da Juventude. A entrega dos certificados de conclusão do curso de Pintura Imobiliária, Moveleira e Automotiva ocorreu no Bairro da Juventude.
Com 14 anos de existência, o projeto oferece capacitação profissional a jovens e adultos, com aulas teóricas e práticas realizadas no Bairro da Juventude e na sede industrial da Tintas Farben, em Içara. A iniciativa conta com a participação de bolsistas da Unesc, supervisionados por professores das áreas de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Na parte prática, os alunos são orientados por técnicos da empresa.
A manutenção do projeto e o objetivo de transformar a vida dos participantes reforça o compromisso institucional de todos os envolvidos com a cidadania, pontuou a supervisora de Marketing da Farben, Loli Felipe da Costa, que representou a empresa na noite de entrega de certificados. “Oferecer uma profissão a essas pessoas significa proporcionar empoderamento também a oportunidade de iniciar uma nova etapa em suas carreira. E a nossa região também se beneficia com a entrega de tantos profissionais qualificados a um mercado em que o conhecimento técnico faz muita diferença, e há muitas oportunidades disponíveis”, frisa.
Para a diretora do Bairro da Juventude, Sílvia Zanette, a formatura de uma turma com pessoas em idade adulta tem um significado especial. “Sabemos da luta dessas pessoas em buscar algo que por algum motivo lá atrás, na juventude, não conseguiram. Nem por isso deixaram de sonhar e se qualificar. É gratificante ver nosso espaço sendo um lugar de fortalecimento de valores e oportunidades para os jovens, onde temos a maioria dos nossos cursos profissionalizantes, e de todas as idades”, destacou.
O aprendizado dos agora formados se extende para os próprios estudantes universitários da Unesc que acompanharam os cerca de dois meses do curso, destacou a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Carla Casagrande Monteiro, que representou a universidade no ato de formatura. “Para a instituição um projeto como esse é muito importante porque nos permite cumprir uma missão de prover a extensão acadêmica, desenvolvendo assim o nosso papel comunitário”, enalteceu.
A vontade de ampliar os conhecimentos e desenvolver habilidades para mais um ofício levou Denise Silvana Vieira Rodrigues, moradora do Pinheirinho, a fazer o curso de pintura. Ela já frequentava outra formação promovida pelo Bairro da Juventude, em mecânica automotiva, e resolveu aprender sobre pintura de automóveis. “Foi um curso muito gratificante, adorei mesmo, porque vi mais do que esperava, como pintura de móveis. Hoje sei como pintar uma casa, diluir uma tinta corretamente, como escolher a tinta apropriada para cada lugar. Vimos todos os processos, as curas, o tempo de cada etapa”, relatou.