A comunicação interna vem sendo continuamente apontada como uma das prioridades dos gestores de pessoas em todo o mundo e essa preocupação ganha espaço para debate no maior evento para profissionais de RH em Santa Catarina, o Concarh 2024, em Florianópolis. A jornalista e diretora da Alfa Comunicação e Conteúdo, Tatiani Longo integra a programação do evento com uma palestra intitulada “Construindo pontes, superando conflitos: Comunicação Interna Colaborativa para equipes fortes”. A atração está programada para sexta-feira, 12 de julho, às 13h30.
Com mais de 20 anos de mercado em comunicação, mais da metade do período em empresas de médio e grande porte, a palestrante discutirá as mudanças recentes no ambiente de trabalho, como modelos híbridos e home office, novas tecnologias e diferenças geracionais, destacando a comunicação interna como ferramenta essencial para alinhar colaboradores aos valores organizacionais e prevenir conflitos. “A comunicação interna é poderosa para aproximar profissionais do propósito das organizações e superar conflitos antes que se tornem crises”, sublinha Tatiani.
A gestão tradicional de comando e controle não atende às expectativas das gerações mais jovens, que preferem uma gestão colaborativa, enaltece a jornalista. Esse é um dos motivos cruciais para a comunicação interna aparecer entre as cinco principais prioridades dos gestores de RH em todo o mundo, conforme levantamento da organização Great Place to Work (GPTW). “Os mais jovens querem participar, dar sua opinião, contribuir com suas ideias. A colaboração pode ser a estratégia para uma gestão mais criativa e inovadora, gerando mais engajamento e felicidade no trabalho”, observa.
A palestrante acredita que investir em comunicação interna fortalece a coesão da equipe e aumenta a produtividade. “Ao promover uma cultura de diálogo aberto, respeito mútuo e empatia, as organizações não só facilitam a troca de ideias, mas também cultivam um ambiente onde todos se sentem valorizados e incentivados a contribuir plenamente”, aponta.