Meio Ambiente: La Moda reafirma compromisso com a Sustentabilidade

Comprometida com o desenvolvimento sustentável em toda a cadeia produtiva das marcas e operações, a La Moda celebra os resultados do seu Programa de Sustentabilidade. Lançado em 2022, o Programa visa potencializar a geração de valor e garantir a oferta de produtos cada vez mais inovadores, com propósito e experiências únicas. Por isso, no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a empresa celebra as conquistas e reafirma o propósito de manter um modelo de negócio que se preocupa com o impacto em todas as suas atividades. 

Um dos desdobramentos do Programa foi a formulação dos Objetivos de Sustentabilidade, pautados pela busca das melhores práticas. De acordo com  Júlia Bortolotto Nuernberg, Especialista de Sustentabilidade, os objetivos foram divididos em três pilares *ESG: 1) Cuidado com pessoas, 2) Responsabilidade com o planeta e 3) Atitude nos negócios. A empresa também é signatária do Movimento ODS Santa Catarina, fazendo parte do Comitê de Criciúma. “Nossa participação é reflexo do empenho contínuo da La Moda em contribuir para um futuro mais sustentável e equitativo. Acreditamos que cada passo que damos em direção a esses objetivos é fundamental na construção de um mundo melhor para as gerações presentes e futuras”, destaca. 

Ao todo, são 11 objetivos e mais de 50 metas a serem cumpridas até 2030. 

Responsabilidade com o planeta faz parte da cultura organizacional  

Somente no pilar Responsabilidade com o Planeta, são 4 grandes objetivos divididos em 13 metas a serem conquistadas até 2030. Entre elas, ter 100% de embalagens recicladas no e-commerce, compensar 100% das emissões de GEE (gases do efeito estufa) e ter rastreado 100% da energia da matriz, garantindo que sejam de fontes renováveis. 

Como resultados diretos, a empresa já realiza a compensação e redução de emissões como prioridade na estratégia ambiental; direciona mais de três toneladas por mês de recicláveis através da coleta seletiva e consome energia de fontes renováveis. “Inserimos as ações em todo o nosso ciclo produtivo, por entender a urgência de combater os impactos ao meio ambiente e as mudanças climáticas”, pontua Júlia. 

Outra ação com bastante resultados positivos é a gestão dos resíduos têxteis gerados no processo de produção. Somente em 2023, 713 toneladas de resíduos foram destinadas ao coprocessamento após a blendagem do material, um rigoroso processo terceirizado que prepara resíduos industriais e comerciais e os encaminha à cimenteiras para uso como combustível nos fornos de fabricação de cimento.

 No ano passado, a La Moda foi reconhecida como uma das empresas que promove iniciativas voltadas à preservação ambiental através do selo “Melhores Práticas de Sustentabilidade Ambiental”, do Núcleo do Meio Ambiente da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).    

Práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) da La Moda: 

Coleta Seletiva 

Todos os meses, a empresa deixa de enviar ao aterro sanitário, mais de 3.500 quilos de recicláveis através da coleta seletiva. Somente em 2023 foram mais de 40 toneladas de materiais como  plástico e papel.

Energia renovável 

Desde 2021, a La Moda consome energia de fontes renováveis como solar, eólica e hidroelétrica. De lá para cá, a empresa efetuou a compra de 8.989,051 MWh de energia renovável no Mercado Livre, evitando a emissão de 661,07 TCO2, e equivalente ao plantio de 4052 árvores. A garantia de fontes mais limpas de produção de energia é dada pela comercializadora de energia contratada pela La Moda, que consegue realizar a rastreabilidade das fontes de energia consumidas.  

Moda com Responsabilidade 

A conquista do selo “Melhores Práticas de Sustentabilidade Ambiental” foi possível devido ao empenho da La Moda em fazer moda com responsabilidade, olhando para os pilares ambiental, social e de governança. A empresa tem como propósito um modelo de negócio que se preocupa com seu impacto em toda a cadeia. Também está envolvido com diversos Programas e Projetos, a fim de assumir compromissos para uma gestão voltada ao Desenvolvimento Sustentável. O Plano de Sustentabilidade possui 11 objetivos e mais de 50 metas a serem cumpridas até 2030.

Selo ABVTEX

A empresa é certificada pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) com a classificação Ouro nas duas unidades da empresa: na Matriz em Criciúma, e no Centro de Distribuição em Nova Veneza. A ABVTEX é uma entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais do varejo da moda, que tem como objetivo promover o diálogo entre toda a cadeia de valor, com iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e a promoção do trabalho digno.

Menos água no processo produtivo

A La Moda contratou uma empresa especializada para mensurar o consumo de água na produção das peças jeans. Esse projeto está em desenvolvimento nas três principais lavanderias que prestam serviço para a empresa. Além de mensurar a pegada hídrica, a ideia é acompanhar o consumo de água nas lavanderias para promover a otimização e redução do consumo.

Além disso, os tecidos jeans que compõem as coleções das marcas consomem menos água que a média mundial. Enquanto a média é de 100 litros de água por metro, os jeans da empresa são produzidos com aproximadamente 7 litros apenas.  A redução é devido às tecnologias aplicadas no processo produtivo, a reutilização de água e a captação de água da chuva.

*ESG:  Em inglês, a sigla ESG siginica Environment, Social & Governance (Meio Ambiente, Social e Governança) refere-se a práticas empresariais que priorizam a sustentabilidade, a responsabilidade social e a transparência.  

SOBRE A LA MODA

Desde 1986 no mercado, criando e fazendo história, a La Moda é um organismo pulsante, inventor de marcas que já nascem com alto desejo e sucesso de números. Desenvolve soluções inovadoras capazes de conectar as vontades das pessoas com as tendências de moda e comportamento. O grupo é formado por profissionais visionários e criativos, são olhares e atitudes únicas que transformam as marcas em cases de sucesso. La Moda atende aproximadamente 2.900 lojistas multimarcas com uma produção de mais de 4 milhões de peças ao ano e exporta as novas coleções para 16 países ao redor do mundo. Toda expressividade de um grupo dedicado em levar emoção à vida das pessoas.

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