Empreendedores de todo o Sul Catarinense têm uma oportunidade de alavancar seus negócios e desenvolver novas ideias. Estão abertas, até 08 de abril, as inscrições para o programa de pré-incubação desenvolvido pela Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (Itec-In), da Unesc. São 20 vagas para equipes de até cinco pessoas. As inscrições podem ser feitas no link https://inscrever.txm.business/ e você pode verificar as regras no edital em https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/23814.pdf?1709922536.
O programa de pré-incubação é realizado pela Unesc com apoio do Sebrae/SC. É gratuito e tem duração de cinco meses, de forma online e presencial. Neste período, os grupos participarão de palestras, workshops, encontros criativos, networking e também receberão mentorias com profissionais do mercado. O grande objetivo é tirar as ideias do papel, transformá-las em negócios e entrar de cabeça no mundo do empreendedorismo.
A coordenadora da Incubadora de Ideias e Negócios da Unesc, Patrícia Darolt de Costa, explica que qualquer pessoa pode participar do programa, desde que tenha uma ideia clara ou um projeto. “São selecionados aqueles com potencial para se transformar em um negócio. Depois de aceitos, recebem apoio para se tornarem uma empresa”, completa.
A gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel destaca que a pré-incubação é o momento ideial para identificar oportunidades. “No programa, o empreendedor terá formação especializada, troca de informações com outros empreendedores e participará de eventos e ações que trarão conhecimento e novas perspectivas”, explica.
Francielle Cisenski levou para o programa de pré-incubação da Itec-In o projeto de terceirização da área financeira para pequenas e médias empresas, batizado como DeltaBPO Finanças Estratégicas. Francielle já era conhecida nas redes sociais como Fran Finanças, mas foi na Itec-In que ganhou respaldo para tirar uma nova ideia do papel. “O maior obstáculo reside na habilidade de gerir o tempo de forma eficiente, assegurando a execução impecável de todas as atividades dentro dos prazos estabelecidos. Atualmente, percebo inúmeras oportunidades no mundo profissional para transformar concepções em empreendimentos de sucesso”, conta Francielle.
Metodologia reconhecida e Graduação Multi
A condução das atividades do programa de pré-incubação da Itec-In ocorre sob uma metodologia da TXM, em uma parceria com o Sebrae/SC, um modelo testado e reconhecido em diversas instituições pelo estado, enfatiza a pré-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes. “A nossa universidade dispõe de profissionais extremamente qualificados para o acompanhamento da jornada dessas ideias e, com esse suporte metodológico vai gerar o desenvolvimento de competências empreendedoras, liderança e visão estratégica, que são os grandes objetivos do programa”, sublinha.
Aberto para estudantes e comunidade externa, a pré-incubação está atrelada ao propósito da Unesc em oferecer múltiplas experiências de aprendizado. “A Graduação Multi e o Unesc Connect, nosso hub de inovação, estão conectados para tornar nossos estudantes mais autônomos, com competência para resolução de problemas e mais preparados para fazer a diferença na sociedade, sendo inovadores no ambiente acadêmico ou no setor produtivo”, acredita.